Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

População colabora na construção do IV Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Ceará

Publicado em

SITE OP 2020 (1)

Até o dia 15 de março, está aberta a consulta pública do IV Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Ceará. Por meio do preenchimento de um formulário eletrônico online, a população cearense poderá sugerir propostas e temáticas prioritárias à atuação da instituição para o ano de 2020 e para o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 da instituição. O questionário também será aplicado aos assistidos, presencialmente, no Núcleo Central de Atendimento; nos núcleos descentralizados da Defensoria Pública localizados nos bairros João XXIII, Mucuripe e Tancredo Neves; nos Juizados Especiais; nas Defensorias de Família e nos Núcleos de Práticas Jurídicas das Instituições de Ensino Superior.

A consulta pública subsidia a fase posterior, construindo um formulário base para que a população escolha os eixos prioritários de atuação para a Defensoria Pública. Neste ano, ocorrerão seis audiências públicas nas macrorregiões defensoriais: Litoral Oeste, Sertão de Sobral, Litoral Norte e Serra da Ibiapaba; Centro-sul e Cariri, Sertão Central, Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, Sertão do Inhamuns e Grande Fortaleza, entre os meses de abril e junho.

A Defensoria Pública do Ceará é a primeira instituição do sistema de justiça estadual a trabalhar um Orçamento Participativo. A ação fortalece o Estado Democrático de Direito, fomentando a democracia, estimulando a cidadania e legitimando os pleitos sociais para a instituição. “A consulta pública do Orçamento Participativo tem o objetivo de buscar com a população, especialmente dos usuários dos serviços da Defensoria Pública, as demandas a serem abordadas no Orçamento de 2019. Durante o ano passado, reconhecemos outras prioridades que têm sido trazidas pela população como a manutenção e funcionamento de mais núcleos no interior, a intensificação de atendimentos aos povos e comunidades tradicionais, a formação continuada de defensores na área de direitos humanos, a criação de um núcleo no Bom Jardim, do Nudesa/Cariri e de um núcleo especializado para pessoas com deficiência. Estas demandas foram trazidas e estamos buscando viabilidade para executar,m dando a resposta necessária aos pleitos populares”, destaca o defensor público e assessor de relacionamento institucional, Eduardo Villaça.

Para dar início a nova etapa, a Defensoria reuniu a última edição do Orçamento Participativo 2018 em uma publicação que remonta o andamento do projeto no ano passado. Confira o material no link: https://pt.calameo.com/read/004691387c3d74d7436bd

Histórico – Desde 2016, a Defensoria Pública do Ceará realiza anualmente o Orçamento Participativo, destacado como uma prática exitosa no Prêmio Innovare, levando a menção honrosa entre as práticas defensoriais. Ao todo, 6.352 pessoas participaram das edições realizadas em 2016, 2017 e 2018 trazendo 55 propostas. Por exemplo, foi por meio do Orçamento Participativo que a Defensoria Pública obteve conquistas importantes para a população cearense, como, por exemplo, a aprovação da reforma legislativa da Defensoria Pública, que criou o plantão da instituição nas áreas cíveis, criminal e infância e adolescência durante os finais de semana; a atuação do programa itinerante, o Defensoria em Movimento; a criação do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Cariri e o fortalecimento do núcleo na Capital, são exemplos das ações trazidas e implementadas.

“Estas ações proporcionam uma compreensão mais efetiva sobre as necessidades da população que depende dos serviços da Defensoria Pública para ter acesso ao judiciário e a outros mecanismos de promoção de acesso à Justiça. O Orçamento Participativo ainda aproxima os defensores públicos da sociedade civil para (re)conhecer melhor os desafios, em um momento rico de interação e verdadeira troca de saberes”, destaca a defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo.

Serviço:
Consulta Pública do IV Orçamento Participativo da Defensoria Pública
Link: https://goo.gl/forms/F6FPrzdIBC3Il4PF3
Disponível até o dia 15 de março.