Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Posse popular reconduz defensora pública geral e ouvidora geral no Conjunto Palmeiras

Publicado em

posse mariana SITE

Nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro, às 9 horas, Mariana Lobo será reconduzida pela população para o cargo de defensora pública geral para o biênio 2018-2019. A solenidade acontecerá durante a programação do Defensoria em Movimento, que estará na Praça da Paróquia São Francisco de Assis, Conjunto Palmeiras, a partir de quarta-feira (13), levando assistência jurídica e realizando educação em direitos. Na ocasião, a ouvidora externa da Defensoria Pública, Merilane Coelho, será reconduzida também pelas mãos da sociedade civil.

Mariana foi eleita com mais de 77% dos votos dos defensores públicos cearenses, no último dia 05 de outubro; o nome foi referendado pelos deputados após a defensora passar por sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa e, em seguida, nomeada pelo governador do Estado, Camilo Santana, e empossada dia 01 de dezembro pelo Egrégio Conselho Superior da Defensoria Pública.

Durante a solenidade, a defensora geral assumirá novamente o compromisso de trabalhar pelo acesso à justiça e pela defesa dos direitos humanos diante dos moradores do Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, que no ato representarão toda a população cearense. A iniciativa faz parte de uma estratégia que visa uma aproximação cada vez maior com os assistidos da instituição. Esta será a quinta posse popular da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Após a posse, o programa Defensoria em Movimento ficará no bairro realizando o atendimento à população até a sexta-feira, dia 15 de dezembro, das 8 às 13 horas.

“Este é um importante momento com a população porque legitima o nosso trabalho, que diz o porquê de sermos defensores públicos. Espero que essa posse fique enraizada na instituição e que seja uma constante porque a Defensoria Pública só cresce se estiver ao lado da comunidade e lutando para que todos os assistidos tenham seus direitos assegurados. Nós temos que dedicar parte do nosso dia para ir ao nosso destinatário, dialogar com as comunidades, porque é entendendo aquela realidade que a gente vai compreender os problemas e garantir o acesso aos direitos desta população”, ressaltou Mariana Lobo.

A Ouvidoria – O Conselho Superior da Defensoria Pública escolheu pela recondução de Merilane Coelho ao cargo da Ouvidora, após pleito da sociedade civil que formou lista tríplice, composta por Merilane Pires Coelho (28 votos) e José Ribamar Pereira do Nascimento (19 votos). Ao todo, 46 entidades compareceram à votação ocorrida em agosto. Merilane Coelho se comprometeu a ampliar o diálogo com a instituição com a sociedade civil, levando bandeiras como o Orçamento Participativo.

“Estamos mais um biênio do trabalho à frente da Ouvidoria Geral da Defensoria. Nada mais simbólico do que uma posse popular com a participação de organizações, movimentos sociais e defensores de direitos humanos que acompanham a atuação da Ouvidoria na ampliação do acesso e na promoção da comunicação permanente entre os usuários e a instituição. Para além da posse, é um momento de reconhecimento dos avanços alcançados na Ouvidoria e de reafirmação do compromisso de todos pelo fortalecimento da Defensoria enquanto instituição do sistema de justiça que mais priorizou a participação popular na construção da sua atuação em defesa da população injustiçada do nosso Estado”, comenta a ouvidora.

O programa Defensoria em Movimento surgiu da demanda apresentada pelas comunidades e pelos povos tradicionais durante as audiências do Orçamento Participativo da instituição, que aconteceram em 2016 e 2017. O Defensoria em Movimento tem apoio institucional da Escola Superior da Defensoria Pública, da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADEPC) e da Defensoria Pública da União.

 

Serviço
Data: 14 de dezembro de 2017
Horário: 9 horas
Local: Praça da Paróquia São Francisco de Assis – Avenida Valparaíso, cruzamento com a Rua Modesta

https://g.co/kgs/EQ5DAu