Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Presidente do Senado quer ouvir os defensores sobre pautas em tramitação

Publicado em

senado2A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, integrou a comitiva do Colégio Nacional dos Defensores Públicos (Condege), juntamente com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), que fez visita oficial ao presidente do Senado Federal, o senador Eunício Oliveira (CE), nesta terça-feira (26), em Brasília. Estiveram no encontro, o vice-presidente do Condege, André Castro (DPG-RJ), o presidente da Anadep, Antonio Maffezoli (SP), o defensor geral da União, Carlos Eduardo Paz e os defensores gerais de vários estados do País.

Os defensores gerais fizeram a primeira visita institucional ao presidente do Senado e se colocaram à disposição para contribuir em pautas que coadunem com os temas da Defensoria Pública e seus assistidos.“É fundamental a participação da Defensoria no debate nacional dos projetos de lei e alterações constitucionais e legislativas que tramitam no Congresso e Senado. É importante que a gente possa trazer para essas discussões a visão do assistido da Defensoria Pública, da população brasileira mais vulnerável, a visão de defesa do cidadão e da garantia de direitos”, disse a defensora geral do Ceará, Mariana Lobo.

Para o presidente do Senado, a colaboração da Defensoria nos debates de temas, vezes tão polêmicos, auxiliará em um consenso que evite retrocessos na Legislação. “A Defensoria precisa estar dentro dessa discussão, sobretudo, em relação a violência. Caso o Congresso não escute aqueles que lidam no dia a dia com esses problemas, senadopoderemos falhar ao votar decisões por impulso”, alertou Eunício.

Uma nova reunião ficou para ser agendada nos próximos dias. “A reunião foi muito positiva. O presidente Eunício Oliveira foi generoso no reconhecimento da importância do trabalho da Defensoria Pública, principalmente em um momento de crise econômica que passa o país”, disse o vice-presidente do Condege, André Castro.

O presidente da Anadep ressaltou o trabalho legislativo que vem sendo feito pelos defensores dentro da pauta de modificações de leis que repercutem diretamente na vida da população. “Apresentamos o trabalho dos defensores públicos para o acesso à Justiça e ressaltamos a nossa atuação legislativa, pois acompanhamos diversos projetos não só de interesse dos defensores, mas também pautas que atingem os usuários da Defensoria”, destacou o presidente da Anadep, Antonio Maffezoli.