Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Primeira edição do #NaPausa discute Direitos do Consumidor

Publicado em

WhatsApp Image 2020-04-02 at 11.04.37

Estar atento às necessidades de comunicação mesmo em meio à pandemia também é premissa da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Nessa perspectiva, em parceria com a Escola Superior e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), a Instituição realizou a primeira edição do #NaPausa, programa que leva conhecimento, informação e Direito aos usuários do Instagram.

Em sua estreia, o #NaPausa recebeu o advogado e escritor Marcos Dessaune para um bate-papo sobre “Desvio produtivo do consumidor”. A presidente da Adpec, professora universitária e defensora pública Amélia Rocha conduziu o evento que contou com a presença de mais de 300 pessoas. “É durante os tempos de crise que reconhecemos os melhores marinheiros. Nesse momento, que pede que nós nos reiventemos, é importante a parceria entre Adpec e Defensoria Pública principalmente porque faz com que lembremos que somos dois remos de um mesmo barco e se não tivermos em sintonia, não saímos do lugar. Utilizando-se das tecnologias em uma interação que atende toda a sociedade, é trabalhar a produção de direitos e educação em direitos, obrigação institucional de cada defensor e defensora”, reforça.

Autor da Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor e do Código de Atendimento ao Consumidor (CAC), Dessaune abordou temas que englobam sua área de trabalho e pesquisa. “Foi uma enorme satisfação ter participado dessa primeira live da Defensoria Pública do Estado do Ceará ao lado da minha querida colega Amélia Rocha e externar a minha alegria de ter podido compartilhar algumas experiência e vivências, tanto com os colegas defensores e defensoras, quanto com os demais internautas. Durante o isolamento social, a vida continua, especialmente pelos meios virtuais”, destaca.

O “Na Pausa” é uma forma de a ESDP dar continuidade às suas capacitações e debates, e de estreitar laços com os assistidos da Defensoria, promovendo cidadania neste período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Em obediência às recomendações médicas e sanitárias, e em respeito aos destinatários do nosso serviço, a Escola suspendeu momentaneamente as atividades presenciais. Estavam programadas várias palestras, seminários, cursos, exposições… Mas tudo isso pode aguardar um momento mais oportuno. O que não pode parar é a nossa Escola e a nossa interação”, afirma a diretora da ESDP, defensora Patrícia Sá Leitão.

Segunda Edição – Nesta sexta-feira, 03, às 17h, o #NaPausa receberá, durante 30 minutos, o professor Nestor Távora, mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia e especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Jorge Amado. A temática do segundo quadro abordará “Aspectos Processuais da Lei Anticrime”.