Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Profissionais, crianças e adolescentes em abrigos de Fortaleza recebem EPIs adquiridos por defensores

Publicado em

WhatsApp Image 2020-04-03 at 14.51.49

Quase 600 profissionais que atuam em unidades de acolhimento de 426 crianças e adolescentes em Fortaleza começam na próxima semana a ser beneficiados por uma mobilização do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij), da Defensoria Pública Geral do Estado (DPCE), em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec).

Eles vão receber frascos de álcool em gel, sabão antisséptico e máscaras. A doação desses Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) será feita com intuito de auxiliar o trabalho dos profissionais que, com isso, terão mais segurança no contato com crianças e jovens em situação de abrigamento.

A mobilização foi articulada após o Nadij constatar a inexistência dos EPIs em todos os 21 abrigos da Capital e ser informado pelas direções dessas unidades de que não havia previsão para os produtos chegarem, devido à dificuldade de aquisição. Muitos desses espaços atendem a crianças e adolescentes com comorbidades, acamados e bebês. Todos esses grupos são considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como de risco para o novo coronavírus (Covid-19).

Além disso, há profissionais grávidas e outros com mais de 60 anos – também classificados como grupos de risco – em contato diário com essas crianças e jovens. “Sempre foi uma das maiores preocupações do Nadij a integridade da saúde de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente neste período de pandemia. Encaminhamos recomendações, ingressamos com ação civil pública (que aguarda posicionamento do Judiciário) e, diante da não resolução efetiva do problema, começamos a ver que seria possível efetuar a compra desse material através da Adpec. Tudo com a finalidade de proteger e garantir o direito básico à saúde dessas pessoas”, sintetiza a supervisora do Nadij, defensora Juliana Andrade.

Foram adquiridas para os profissionais 2.200 luvas e 588 máscaras. Para uso também das crianças e adolescentes, serão doados 200 frascos álcool em gel (de 500ml cada) e 42 unidades de sabão antisséptico (de 5 litros cada). “Diante desse cenário mundial de incertezas sobre essa doença, bem como diante da falta de equipamentos de proteção nos abrigos da cidade, a doação contribuirá significativamente para proteger os acolhidos e as equipes técnicas deste vírus”, frisa a titular do Nadij, defensora Thallita Nóbrega.

Os kits devem começar a ser distribuídos na próxima segunda-feira (6/4). “Soubemos que as unidades estavam com dificuldade de acessar esses produtos e oficiamos a Secretaria Municipal de Saúde (de Fortaleza) para saber quais medidas estavam sendo implementadas. Soubemos que foi aberto processo para fornecimento desses insumos, mas que, quando chegassem, seriam prioritariamente para hospitais. Como os profissionais das equipes técnicas dos abrigos saem para suas casas há um risco também de contaminação dessas crianças e adolescentes. Por isso, a garantia desses EPIs é tão necessária e emergencial”, acrescenta a também titular do Nadij, defensora Ana Cristina Barreto.

Idosos – Além de EPIs para abrigos de crianças e adolescentes, os defensores adquiriram equipamentos para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Até 24 entidades devem receber as doações. Segundo a OMS, indivíduos acima de 60 anos são considerados grupos de alto risco para o coronavírus.

Até o momento, o Ceará contabiliza 563 casos confirmados de Covid-19, com 21 mortes em decorrência da doença. Os melhores métodos de prevenção são o isolamento social e a lavagem das mãos com água e sabão. O uso de máscara também é recomendado pelo Ministério da Saúde.