Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Programa Defensoria pela Paz (DEPaz) inicia atividades em nova sede no Vicente Pinzón

Publicado em

índice  Nesta terça-feira (27 de junho), a Defensoria Pública do Estado do Ceará dá continuidade ao Programa Defensoria pela Paz (DEPaz) com a inauguração da sede do programa que funcionará dentro da unidade Núcleo de Ação pela Paz (Napaz), localizado na Rua Doutor Antônio Carneiro, 763, esquina com a Rua Altamira no bairro Vicente Pinzón.

Vinculado ao Pacto por um Ceará Pacífico, programa intersetorial conduzido pelo Governo do Estado do Ceará para reduzir os índices de violência urbana, o DEPaz tem como fim a assistência jurídica integral e gratuita para a população, promovendo educação em direitos, a mediação e a conciliação de conflitos, atuando de forma direta na comunidade para a redução de conflitos e na promoção da cultura de paz.

Desde a sua implementação, o programa foi responsável pelo crescimento de 231% em mediações comunitárias no bairro do Mucuripe e circunvizinhos, como Vicente Pinzón e Serviluz, e conta com a atuação de oito mediadores comunitários. As ações preventivas, o diálogo e inserção na comunidade, em parceria com Unidade Integrada de Segurança I (Uniseg I), utilizam as técnicas de mediação para a resolução de conflitos e ocorrências de maior gravidade.

uUma das mediadoras comunitárias é a advogada Suzyanne de Kassya Ventura Pessoa de Paula que encontrou na mediação uma nova motivação para o exercício cotidiano do ofício: “Na minha prática enquanto advogada na área de família pude analisar que, muitas vezes, após sair a sentença, nem mesmo a parte ‘vencedora’ estava satisfeita e, posteriormente, o mesmo casal buscava novamente assistência jurídica para ingressar com outra ação ainda versando sobre a mesma matéria, ou seja, a justiça estava resolvendo apenas a questão processual, mas não estava resolvendo o conflito propriamente dito naquelas famílias. Isso me fez analisar que na mediação eu não iria resolver apenas a questão jurídica, mas ajudar no empoderamento das partes para que elas possam solucionar seus conflitos”, enfatiza.

k

“A Defensoria Pública é um fio condutor de processos de paz social na medida em que atua na prevenção da violência. Nosso intuito é que a comunidade esteja cada vez mais próxima da instituição e os mediadores exerçam o papel de protagonistas do processo de transformação social junto à população, pois sua atuação garante que  a violência seja minimizada na base, através do diálogo e da efetivação dos direitos para que direitos básicos de acesso à justiça por parte da população mais vulnerável, sejam cumpridos” pontua a supervisora e defensora pública responsável pelo projeto, Michele Alencar.

A população pode ter acesso ao serviço no Núcleo de Ação pela Paz –  NaPaz de segunda a quinta-feira, de 8h às 16h. Mais informações, ligue 129.

 

Núcleo Descentralizado do Mucuripe – A Defensoria Pública do Estado do Ceará conta ainda com o Núcleo de Atendimento do Mucuripe, localizado na Av. Vicente de Castro 7.089 – Mucuripe. O DEPaz presta assistência jurídica serviços dentro do NAPAZ às terças e quintas-feiras das 08h e 30 min às 12 horas. Nos outros dias da semana, o atendimento é realizado nas instalações do Núcleo do Mucuripe das 08 h às 17 horas. Fone: (85) 3101-1079