Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Projeto Defensoria em Movimento realiza atendimentos no bairro Barroso II

Publicado em

O Projeto Defensoria em Movimento chega pela primeira vez, ao Bairro Barroso 2. Durante o primeiro dia de atendimento, na última terça-feira (30), cerca de 30 pessoas da comunidade foram assistidas pelos defensores públicos, entre as demandas, a mais recorrente foi a de moradia com solicitações de documentos para dar entrada em processos de usucapião. A Defensoria em Movimento permanece no bairro durante essa quinta e sexta-feira, 02 e 03 de maio, respectivamente, de13h às 17h.

IMG_1147Enquanto aguardavam atendimento, as vizinhas Maria do Socorro, Maria José da SIlva. Aila Maria e Elversia Maria conversavam sobre uma situação em comum, além dos nomes: a documentação de suas casas. Moradoras do Barroso 2 desde que nasceram, as Marias explicam que, além de não possuírem o documento de suas casas, a rua em que residem não é asfaltada e isto está ocasionando alagamentos durante os dias de chuva. Maria do Socorro, a primeira a chegar, ressalta que quis ainda no primeiro dia de atendimento para adiantar sua demanda. “Cheguei bem cedo, não fiz nem almoço, porque eu realmente me preocupo com minha situação e temos que aproveitar quando tem uma oportunidade aqui no bairro”, disparou a dona de casa.

IMG_1152A defensora pública Alexandra Queiroz destacou a importância em ir até a comunidade e conhecer a realidade do assistido. “Cada localidade tem suas demandas específicas, como aqui vimos as demandas de moradia. Normalmente, nós ficamos nas salas e vir até o assistido é fundamental, tanto para garantir o acesso à justiça, quanto para entender melhor a geografia da cidade e o problema deles”, pondera. O assessor de relacionamento institucional, Eduardo Villaça acrescenta que a ida do caminhão ao bairro Barroso 2 é uma articulação do Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública (Nuham) e busca, por meio dos atendimentos, realizar os atendimentos jurídicos e promover a educação em direitos a população.

IMG_1185Além dos atendimentos, a equipe do projeto social Instituto Padrinho Itaécio esteve no local recebendo inscrições para aulas de reforço escolar. O projeto voluntário, já atua no bairro há três anos e oferece aulas para crianças da alfabetização, incluindo momentos de recreação e festinhas para as crianças da comunidade em datas comemorativas. A voluntária Francisca Rozane explica que a localidade possui muitas crianças carentes e com dificuldades nas escolas, e este foi o incentivo que o grupo precisou para dar início às atividades no local.

Segundo dia – Durante o segundo dia do Defensoria em Movimento, realizado nesta quinta-feira, 02, cerca de 30 pessoas puderam obter atendimento e orientação jurídica de defensores públicos. Uma dessas pessoas, foi Camila Vitória, de 16 anos.

IMG_5846

Há seis meses sem ver a filha de dois anos, Vitória encontrou na Defensoria Pública, a possibilidade de ingressar com uma ação de guarda da filha, que hoje está com o pai. “Quando eu engravidei foi a maior burocracia porque minha vó pediu pra eu abortar, pois não tinha condições de cuidar. O pai solicitou o exame de dna. A família dele não apoiava e nem a minha.. Me expulsaram de casa e fui morar em um abrigo. Depois disso, o pai da criança registrou ela e eu fui morar com minha tia. Mas eu comecei a dar alguns problema e minha tia entregou a menina para o pai. Hoje, ele não me deixa ver a criança, porque acha que ainda estou vivendo coisas erradas, mas eu sou outra”, diz confiante.

Para o caso de Vitória, a defensora pública Monique Dias orientou que ela conseguisse mais algumas documentações e levasse para o Defensoria em Movimento amanhã, 03. “É preciso fortalecer o pedido da guarda e para isso, orientamos que ela voltasse amanhã com algumas fotos e com o endereço do pai da criança. Essas informações são imprescindíveis para darmos entrada no processo”, explica.

IMG_5841

O projeto itinerante da Defensoria Pública recebeu desde pedidos de pensão alimentícia, guarda, demandas sobre andamento de processos criminais, guarda e usucapião. Estiveram presentes no Defensoria em Movimento nesta quinta-feira, 02, os defensores públicos Eduardo Villaça, Monique Dias, Kelly Nântua e Alexandra de Queiroz.

O caminhão da Defensoria permanece no Bairro Barroso II, em Fortaleza, até o fim da tarde desta sexta-feira, 03.

 

    SERVIÇO

Defensoria em Movimento no Barroso II

Quando: 03 de maio

Horário: 13h às 17h

Local: Próximo à Escola Municipal Francisco Andrade Teófilo Girão – Rua Unidos Venceremos, 2040