Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Projeto Laços de Família inaugura nova sede em Sobral nesta sexta (18)

Publicado em

WhatsApp Image 2019-10-15 at 14.32.45

O projeto “Laços de Família: conhecer para amar” vai ganhar nova sede em Sobral. A solenidade de inauguração do espaço acontece nesta sexta-feira (18), às 16h, na Avenida Doutor Guarany, 864, Centro. O projeto existe há cinco anos por meio da parceria entre Defensoria Pública do Estado do Ceará e Centro Universitário INTA (UNINTA). O serviço ofertado à comunidade consiste em práticas extrajudiciais, através da mediação, conciliação e demais técnicas de solução consensual de conflitos.

A nova sede preza por acessibilidade e estrutura. Situado no Centro de Sobral, o prédio tem recepção, sala de espera, psicossocial, três salas para mediação, secretaria e arquivo. No andar superior, há salas de apoio administrativo e espaços para atividades em grupo, com capacidade para até 30 pessoas. Na área externa, existe também um estacionamento com vagas apropriadas para receber carros, motos e bicicletas. A sede fica em uma via de grande movimentação, próximo à estação de metrô, o que facilita o deslocamento dos assistidos. O atendimento à população será feito diretamente pela equipe do Laços de Família, que conta com quatro assistentes sociais, duas psicólogas, quatro mediadores em fase de contratação, coordenadora administrativa, secretária, segurança e auxiliar de serviços gerais.

Segundo a defensora pública Emanuela Vasconcelos Leite, supervisora da Defensoria Pública em Sobral e coordenadora do projeto Laços de Família, a mudança de sede atende ao crescimento do projeto, somando mais profissionais envolvidos e maior capacidade de atendimento. “Já iniciamos o acolhimento dos assistidos e vamos começar a mediação na próxima semana. A expectativa é que a demanda aumente, isso é positivo porque a Defensoria Pública está cumprindo seu papel de acolher os assistidos em situação de vulnerabilidade com demandas que se relacionam com direito de família. Com esse crescimento, a expectativa é também ganhar ainda mais credibilidade da população, para que ela chegue a uma solução dos conflitos de uma forma muito menos dolorosa e litigiosa”, explica a defensora.

WhatsApp Image 2019-10-15 at 14.32.45Em cinco anos, o projeto beneficiou 3.521 pessoas. Além das partes envolvidas na mediação, o olhar multidisciplinar das equipes também busca compreender a realidade social dos membros familiares, resultando em atuações de uma rede de serviços. “Quando uma pessoa nos procura, abrimos um cadastro. Após uma mediação de divórcio, por exemplo, a assistente social pode atender o pai ou a mãe que estejam desempregados e ajudar a preencher o currículo, já faz o contato com o Sine-IDT, que temos parceria, e encaminha para vaga. Também já convidamos instituições para dar oficinas e ver perfis dos jovens, para encaminhar para projeto Jovem Aprendiz, por conta dessa rede que articulamos. Então, nosso trabalho é é multidisciplinar”, explica a defensora, que convida todos a comparecerem para a inauguração da nova sede. “Todos estão convidados. Os usuários do serviço que conhecem, ou que querem conhecer, é uma festa da população que vai poder se beneficiar desses serviços”.

Serviço
Inauguração da nova sede do projeto Laços de Família, em Sobral
Quando: 18 de outubro de 2019 (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Av. Dr. Guarany, 864 – Centro – Sobral