Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Quase nove mil mulheres são atendidas no Nudem em um ano de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira

Publicado em

casa-da-mulher-08

Durante o primeiro ano de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza, o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública atendeu 8.636 mulheres em situação de violência doméstica no período de junho de 2018 a junho de 2019. O número representa o dobro de atendimentos se comparado com o período anterior, quando a instituição registrou 4.388 atuações na área.

Os números de atendimentos do Nudem revelam ainda que mais da metade das mulheres acolhidas pela Casa da Mulher Brasileira foram encaminhadas para a Defensoria Pública. O equipamento atingiu a marca de 16.630 mulheres em 21.907 atendimentos – entre primeira assistência e retorno. Geralmente, cada mulher que procura o Núcleo dá entrada em mais de um procedimento, de acordo com o contexto e a demanda. As mais recorrentes são: pensão alimentícia, guardas de filhos e divórcio, além de queixa crime, medida protetiva, reconhecimento e dissolução de união estável.

De acordo com a defensora pública Jeritza Braga, supervisora do Nudem, a integração de todos os órgãos no mesmo espaço facilitou o acesso do público alvo ao serviço. “Hoje não temos mais as dificuldades relatadas que elas iam para diferentes locais em busca de diversos atendimentos, mesmo quando eram encaminhadas pela delegacia. Agora, tudo está concentrado em um único equipamento e podemos dar uma atenção mais qualificada, com atendimento especializado e humanizado, fazendo os encaminhamentos necessários e isso influenciou diretamente no número de pessoas atendidas”, destacou Jeritza.

Além disso, os Núcleos de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Defensoria Pública do Estado do Ceará de Fortaleza e da Região do Cariri ampliaram sua abrangência e passaram a atender mulheres trans e travestis. Com a mudança, promovida ao final de 2018, a atuação dos defensores ganhou a abrangência com a inclusão dos crimes sexuais. O Nudem Fortaleza conta com três defensores públicos e uma equipe psicossocial para atender as demandas das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Além da parceria com as instituições da rede, o Nudem conta ainda com convênios que ajudam a ampliar os serviços ofertados.

“Temos convênio com clínicas-escola de psicologia de universidade públicas e particulares, porque ao procurarem amparo da legislação, as vítimas têm chegado muito fragilizadas. Nossos profissionais do psicossocial amparam e encaminham para a rede de acolhimento”, explicou Jeritza.

Serviço
Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Nudem Fortaleza
Rua Tabuleiro do Norte, S/N, Couto Fernandes (Casa da Mulher Brasileira).
(85) 3108-2986

Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Nudem Cariri
Travessa Iguatu, 304, CEP 63122045, Santa Luzia, Crato Ceará.