Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Quatro novos defensores públicos tomaram posse na tarde desta terça-feira (22)

Publicado em

IMG_8850

O dia 22 de outubro foi histórico para quatro novos defensores públicos do Estado do Ceará. Neste mesmo dia, Diego David Reges de Sousa, Gustavo Porto Diniz Reis, Kelsen Gonçalves da Silva e Nilberto Cavalcanti de Souza Neto foram empossados pelo Conselho Superior da Defensoria Pública (Consup) e pela sociedade civil durante a posse popular, em Caucaia. A posse perante o Consup aconteceu na tarde desta terça-feira, na sede da Defensoria Pública, e foi conduzida pela presidente, Mariana Lobo, com a presença dos conselheiros natos: o subdefensor Leonardo Antônio de Moura Júnior, o corregedor José Laerte Marques Damasceno e dos conselheiros eleitos: Aline Lima de Paula Miranda, Luís Fernando de Castro da Paz, Túlio Iumatti Ferreira e Kelviane de Assunção Ferreira Barros. Participaram também a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Amélia Soares da Rocha, e a ouvidora externa da Defensoria, Antônia Mendes de Araújo.

IMG_9048

Kelsen Gonçalves da Silva discursou em nome dos novos defensores públicos sobre o empenho na nova função. “Somos quatro novos defensores públicos que ingressam nesta distinta instituição com o dever e o objetivo de prestar, com excelência, a devida assistência jurídica integral e gratuita aos milhões de necessitados que clamam pela efetivação dos seus direitos. A nossa atuação deve ser sempre pautada pela humildade, aqui destacada como demonstração de respeito pelas pessoas e pelas instituições, e não como subserviência. Devemos ter sensibilidade, coragem, firmeza para que possamos bem servir aos assistidos e, de outra frente, para que possamos dialogar com as demais instituições do sistema brasileiro de justiça, garantindo, com isso, a promoção do equilíbrio das relações jurídico-processuais a nós incumbidas”, discursou.

IMG_8880A defensora geral Mariana Lobo, presidente do Consup, deu boas vindas aos novos colegas contextualizando sobre as particularidades da Defensoria Pública cearense. “Mesmo sendo uma instituição do sistema de justiça muito jovem, com muitas lutas a serem ainda travadas, a Defensoria Pública do Ceará tem se mostrado a que veio, cada vez mais perto do nosso assistido, tentando sair de dentro dos gabinetes e indo para rua para compreender a vida dos nossos assistidos, porque a gente não pode garantir direitos daquelas pessoas que a gente não compreende o que a ausência desses direitos pode trazer. Para ser defensor público tem que ter coragem. Toda vida que a gente recebe um não, seja no dia a dia no sistema de justiça ou nas lutas defensoriais a gente ergue a cabeça e vai em frente. O conselho que eu dou para vocês é nunca aceitem um não, porque tudo tem uma saída e todo o Direito tem uma forma de ser concretizado”, discursou Mariana Lobo.

A conselheira Kelviane de Assunção Ferreira Barros saudou a chegada dos defensores, em nome do Consup, e falou sobre o que significa ser defensor público. “Significa comunicar-se com a alma humana e, acima de tudo, sentir com as pessoas, conectar-se a elas, aos seus anseios e concretizar, na medida do possível a plena realização de sua cidadania e de suas potencialidades. Ser defensor, então, está além, muito além, de aplicação de técnica jurídica e, para aqueles que ainda não reconhecem em si essas habilidades, advirto que é contraditoriamente doloroso e extremamente prazeroso o processo de tornar-se defensor”, discursou.

A defensora pública Amélia Soares da Rocha, presidente da Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), também deu as boas vindas aos novos colegas, reforçando o papel do defensor público. “O nosso papel é garantir a voz da população e dos movimentos sociais, para que eles participem do processo de construção dos direitos. E é nesse processo que vocês estão chegando agora e que nós, enquanto associação, dizemos sejam bem-vindos”. Com a posse, o Estado do Ceará passará a contar com 349 defensores públicos. Logo após a solenidade, os novos profissionais iniciarão o curso de formação promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública, uma etapa relevante para inserir os defensores públicos recém-empossados na carreira da instituição. Serão aprendizados sobre a realidade institucional e administrativa do Órgão, com objetivo de preparar os novos defensores públicos para o exercício das funções.

Confira os depoimentos dos novos defensores públicos
IMG_8822Diego David Reges de Sousa – “Realmente foi um bom tempo de espera e o sentimento agora é de felicidade, mas, ao mesmo tempo, estamos preocupados com a quantidade de serviço e de atender as necessidades de tanta gente que precisa. Mas vamos dar o melhor de si e tentar levar o serviço aonde for necessário”.

 

 

 

 

 

 

IMG_8826Gustavo Porto Diniz Reis – “Foram quatro anos de espera aguardando um sonho. É o inicio de uma carreira muito bonita. Hoje na posse popular, o líder indígena falou sobre essa ideia de Defensoria que vai além dos interesses próprios. A Defensoria Pública reflete um ideal coletivo, de ajuda de uma sociedade mais igualitária, mais solidaria e mais fraterna. É isso que eu espero da carreira, contribuir com isso para a sociedade cearense. Acho que o maior desafio vai ser ter interação com a sociedade. Trazer a sociedade para a defensoria, porque o defensor publico por si só ele não consegue manejar muitas coisas além das peças judiciais. Defensor vai além disso, tem que ter interação social, com as pessoas, ver quais são os desejos e necessidades da sociedade.

 

 

IMG_8837Kelsen Gonçalves da Silva – “As expectativas são as melhores, porque depois desse tempo de amadurecimento entre a aprovação, nomeação e a posse estou bem mais preparado, passei por outros cargos e colocarei em prática os ensinamentos acumulados para a promoção e efetivação de direitos. Minha ansiedade é poder acolher os mais vulneráveis e poder fazer justiça junto a essas pessoas”.

 

 

 

 

Nilberto Cavalcanti de Souza Neto – “É uma enorme felicidade. A função da Defensoria Pública nos engradece demais. É um sonho para todos nós que está se tornando realidade hoje. Estamos aqui às ordens da população querendo cumprir mesmo as necessidades do povo e prontos para servir a essa instituição”.IMG_8812