Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Quatrocentas crianças e jovens assistem ao Circo Americano

Publicado em

WhatsApp Image 2019-02-21 at 17.19.01“Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor”. Cerca de quatrocentas (400) crianças assistiram na noite de ontem, 20, a apresentação dos artistas do Circo Americano, em Fortaleza. O Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública viabilizou a noite de espetáculo, por meio do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, e levou crianças e jovens de dezessete unidades de acolhimento de Fortaleza. Os defensores Adriano Leitinho, Ana Cristina Barreto e Nelie Aline Saraiva Marinho acompanharam a jornada que oportuniza a socialização daqueles que estão acolhidos em abrigos institucionais da Capital.

O defensor Adriano Leitinho, supervisor do Nadij, explicou a importância da atividade para as crianças e jovens que proporcionem momentos de alegria e confraternização. “A atuação da Defensoria Pública no projeto Defensoria Amiga dos Abrigos é fundamental no desenvolvimento do espírito coletivo das crianças e dos adolescentes”. Para Ana Cristina Barreto, defensora pública que atua no Nadij, o momento foi de muita alegria, pois “as crianças demonstravam estar muito felizes, com diversão também para os educadores.”

A assistente social que acompanha o Nadij, Rozilene da Frota, explica que o circo é uma forma de arte associada ao mundo real e imaginário. “Por este motivo, o espetáculo faz com que a plateia se sinta parte do que acontece em cena. Estas crianças acreditam de verdade no que é apresentado”. A afirmação foi confirmada pelo educador do Acolhimento I, Victor Hugo. “Os meninos ficaram muito animados, perguntaram sobre o próximo espetáculo e quando chegaram, conversaram com os outros colegas sobre o globo da morte, principalmente”, disse. Ele acredita em momentos de lazer podem auxiliar a realidade destas crianças. “Gostaria de agradecer, inclusive, pela atenção que a Defensoria tem dado a essas crianças, porque a gente sabe que é muito importante momentos assim”, explica.

Para a defensora Nelie Marinho, o circo é uma atividade lúdica importante para o cotidiano do público infanto-juvenil. “Este projeto reconhece as crianças e jovens como indivíduos detentores de direitos essenciais para o seu desenvolvimento, sendo a cultura um destes fatores importantes”, disse. Participaram da noite de diversão foram Casas Abrigo, Casa da Criança, Nova Vida, Recanto da Luz, Renascer, Nossa Casa, Casa Santa Gianna, O pequeno Nazareno, Lar Santa Mônica, Acolhimento I, Acolhimento II, Acolhimento IV.