Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Rede Acolhe é apresentada durante curso sobre práticas de atenção à famílias vítimas de homicídio

Publicado em

escolhida

Na tarde desta terça-feira, 29, o Programa Rede Acolhe, da Defensoria Pública do Ceará, foi apresentado durante o curso “Cuidando em Rede: saberes e práticas na atenção às famílias vítimas de homicídio”, iniciativa do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. Idealizado em parceria com o Instituto Oca, a Open Society Foundations (OSF) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), o curso visa sensibilizar 1.000 profissionais atuantes na política de Assistência Social e de Saúde para fortalecer a rede de atenção e proteção intersetorial a famílias de Fortaleza.

Neste contexto, a Rede Acolhe, que está integrada ao Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp), foi apresentada ao público por trabalhar a assistência integral da instituição aos familiares de vítimas de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte e as vítimas de tentativa de homicídio. A psicóloga da Rede Acolhe, Jéssica Cavalcante, explicou aos participantes as diretrizes do Projeto e a atuação. “Por exemplo, dentro do sistema de justiça, muitas vezes, os membros da família são vistos como ponte para chegar no autor dos crimes, a Rede Acolhe atua na proteção destes familiares, garantindo assistência jurídica e psicossocial” salienta.

A Rede Acolhe realiza o acompanhamento de famílias de vítimas de homicídios em Fortaleza, das quais as mulheres representam maior parte dessas vítimas. Segundo os dados de monitoramento da Rede Acolhe, se destacam a grande vulnerabilidade em que estão submetidos às vítimas da violência: 40% dos assistidos estão impedidos de circularem nos territórios que habitam e 34% se dizem ameaçados de morte. O programa ainda salienta as consequências nos membros daquela famílias: 21% tiveram que tirar os filhos da escola por conta dos riscos, 28% passaram a fazer uso de medicação psiquiátrica por conta do trauma vivido e 31% tiveram diminuição da renda familiar.

O momento pertence ao módulo III do curso “Cuidados em Rede”, onde foram usadas diversas metodologias, como estudo de caso, círculos de cultura, fluxogramas analisadores de rede, trabalhos em grupo e oficinas.