Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Programa Rede Acolhe é apresentado a defensores e parceiros

Publicado em

acolhe

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), realizará na próxima sexta-feira, 20, às 9h, o minicurso com o tema “Atenção Integral às Vítimas de Violência” para defensores públicos e parceiros do programa. O evento será realizado no auditório da Defensoria Pública, localizado na Avenida Pinto Bandeira, 1111, bairro Luciano Cavalcante, e tem o objetivo de discutir a metodologia aplicada, fazendo uma avaliação sobre as possibilidades, os limites e os desafios do programa na prevenção dos homicídios.

O minicurso é facultado a todos os defensores e tem intuito de promover a intersetorialidade do programa. O coordenador do programa, Thiago de Holanda, explica que o minicurso vem para discutir os quatro meses de atuação da Rede Acolhe com as famílias que tiveram parentes vítimas da violência. “A Rede Acolhe é um programa inovador e desafiador porque estamos criando uma proposta do zero e estamos mexendo com alguns paradigmas da própria Defensoria Pública de ter uma atuação mais presente no atendimento à vítima de violência, não só no acompanhamento na assistência técnica do autores da violência”.

Vinculado ao Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e Vítimas de Violência (Nuapp) da Defensoria Pública do Ceará, a Rede Acolhe realizou, de junho a outubro de 2017, visitas sociais a 33 famílias. Após essa experiência de atendimento, realizou-se uma avaliação do Programa em que se definiu a proposta metodológica do Programa e seus fluxos de atendimento que serão apresentados também durante o minicurso. “Durante as visitas sociais da Rede Acolhe, as famílias são escutadas e as demandas são identificadas e encaminhadas às redes locais – Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), escola, posto de saúde e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)”, explica o coordenador.