Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Rede de assistência ao idoso no Ceará é reforçada com delegacia especializada

Publicado em

O número de idosos no Ceará cresce a cada ano, seguindo uma tendência nacional: são mais de 796 mil pessoas acima de 60 anos de idade, o que representa 8,7% da população. No Brasil, esse dado é de 19,2 milhões e, em 2060, um em cada quatro brasileiros pertencerá a essa faixa etária, de acordo com o IBGE. A explicação está no melhor acesso à saúde e ao estilo de vida. Com mais gente vivendo mais tempo, tornou-se urgente pensar em como atender a demandas específicas desse público.

Recentemente, o Governo do Estado do Ceará inaugurou a primeira Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, em Fortaleza. O equipamento integra a rede de atendimento especializado da Polícia Civil e compõe a rede de garantias de direitos a esse público, que é formado por instituições como Defensoria Pública do Estado do Ceará, Ministério Público do Ceará, Centros de Referência e Assistência Social, Conselhos Estaduais e Municipais, Coordenadorias e organizações sociais. Todas as ocorrências policiais que envolvam idoso, além das pessoas com deficiência, serão investigadas pela equipe.

Para o defensor público e supervisor do Núcleo do Idoso da Defensoria, Daniel Leão Hitzschky Madeira, a delegacia especializada segue as diretrizes do Estatuto do Idoso e deve somar esforços à rede. “É um equipamento que dá um tratamento diferenciado e específico para esse público, atendendo aos serviços especiais trazidos pela legislação que protege o idoso. Esse olhar mais humanizado é essencial, visto que são pessoas que procuram a delegacia em situação de extrema vulnerabilidade, após sofrerem violência ou outro crime”, explica.

nucleo idoso okO Núcleo do Idoso da Defensoria Pública realiza diariamente atendimentos em temas diversos, que vão desde a ação de alimentos até revisão previdenciária do benefício de aposentadoria. De janeiro a julho de 2018, foram 3.540 procedimentos realizados, entre audiências, visitas e atendimentos. Dentre as ações solicitadas pelos assistidos, a maioria são alvarás, que é uma autorização para que o requerente realize determinado ato do qual tem direito. Outras demandas são curatela, alimentos e usucapião.

O Ceará era um dos poucos estados brasileiros que ainda não tinham delegacia voltada especificamente para idosos. Antes dela, os casos de desrespeito e agressão eram direcionados para delegacias comuns. As denúncias costumavam ser feitas ao número 190 ou ainda à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, através do Disque 100. “Agora a delegacia assume isso, juntamente com o Ministério Público. Se nos procuram aqui na Defensoria, fazemos o encaminhamento, pois se trata de uma rede”, afirma Daniel Leão.

A aposentada Ilma Nunes, 61, procurou o Núcleo para ter acesso ao FGTS do ex-marido, falecido há 12 anos. A aposentada passa por dificuldades financeiras e, ao saber que tinha direito a acessar o benefício, decidiu solicitar o alvará. “O dinheiro não é muito, mas diante da minha situação, fui me informar. Disseram que eu, como viúva, tinha direitos. Então vim até a Defensoria providenciar essa autorização para que o banco libere o saque”, conta.

Já dona Rita da Silva, 70, veio em busca de ingressar com ação de usucapião da casa onde mora há 40 anos, em Fortaleza. “Tenho um bem, mas não tenho a propriedade. Eu acabei deixando pra lá durante muito tempo, mas chegou a hora de me dar essa tranquilidade e oficializar o local que vivo”, relata a aposentada.

“A Defensoria cresceu muito e ganhou muita repercussão social. Somos um instrumento de justiça e equilíbrio social. Os idosos tratam a instituição com muito carinho, são pessoas que precisam de um tratamento diferenciado e existe toda uma legislação que os protege”, conclui o defensor Daniel Leão.

Serviço

Núcleo Central de Atendimento da Defensoria Pública
Local: Rua Nelson Studart, S/N, bairro Luciano Cavalcante.
Funcionamento: 8h às 17h (a distribuição de senhas acontece das 7h às 14h)
Telefone: Alô Defensoria – 129.

Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência
Local: Complexo das Delegacias Especializadas (Codi) – Rua Professor Guilhon, nº 606, bairro Aeroporto – Fortaleza
Funcionamento: 8h às 17h