Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Rede de Controle Interno da Gestão Pública se reúne na Defensoria

Publicado em

IMG_1170

A 7a Reunião Ordinária da Rede de Controle Interno da Gestão Pública Estadual (Recigip) foi realizada no auditório da Defensoria Pública, nesta terça-feira, 03. Durante o momento, foram debatidas as ações do I Encontro Anual da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública, assim como questões orçamentárias do encerramento do mandato de gestores municipais.

Participaram da reunião a defensora geral do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas, a assessora da Controladoria da Defensoria Pública do Ceaŕa, Cristina Freire, a secretária executiva e agente de Integração da Controladoria da Defensoria, Flávia Andrade, o subdefensor geral do Estado, Vicente Alfeu, o assessor de desenvolvimento institucional da Defensoria, Victor Montenegro, o secretário estadual da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Aloísio Carvalho, a coordenadora da Controladora da Assembleia Legislativa, Silvia Helena Correia, e integrantes do Controle Interno do Município de Fortaleza, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, do Tribunal de Contas, do Tribunal Regional Eleitoral da Prefeitura de Cariré, da Prefeitura de Aracati, da Prefeitura de Maracanaú, da Prefeitura de Sobral, da Prefeitura de Caucaia e da Prefeitura de Aracati.

“É uma imensa honra participar deste evento, vocês todos que nos acompanham sabem o quanto valorizamos a Controladoria e o trabalho que tem sido desempenhado aqui. Estamos trabalhando ininterruptamente para otimizar a Controladoria da Defensoria, principalmente sinalizando que essa função é imprescindível para a gestão e para a Instituição. Demos os passos iniciais e o plano é avançarmos ainda mais. Quero agradecer a presença de todos e todas, e o que precisarem para engrandecer o trabalho, estaremos aqui”, destacou a defensora geral na abertura dos trabalhos, Elizabeth Chagas.

A Recigip tem como objetivo disseminar saberes e experiências sobre Auditoria Interna Governamental, compartilhar informações, bancos de dados e documentos, prestando auxílio mútuo dentro de suas esferas de competência, observando, em qualquer caso, o sigilo legal e as diretrizes internas de cada órgão ou entidade.

A reunião contou com a presença do controlador da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Thomaz Fiterman, que veio conhecer a experiência da Rede, e levar informações técnicas para futura implantação de um colegiado semelhante no Estado de São Paulo. Também participaram do encontro representantes do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), Ministério Público Estadual, Controladoria Geral do Estado, controladorias gerais municipais de Aracati e Fortaleza e Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE).

IMG_1188

“A Defensoria Pública do Estado do Ceará já vem implementando o sistema de controle interno há algum tempo e isso chamou atenção da Defensoria de São Paulo para conhecermos esse modelo, já que nós estamos colocando em prática nossa Controladoria Geral. Foi uma visita bastante produtiva, que viabilizou o diálogo profícuo e os diversos passos iniciais que foram dados aqui podem como ser reproduzidos em São Paulo”, destaca o defensor público Thomaz Fiternan Tedesco.

Controladoria – Em janeiro de 2016, a Defensoria Pública do Ceará e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) assinaram um termo de cooperação técnica para que a CGE preste auxílio na estruturação do Controle Interno no órgão de assistência jurídica. Em parceria com a CGE, foi criado um comitê interno com alguns membros e servidores do quadro da instituição. Cada um está responsável de realizar atividades voltadas à construção do Controle Interno da Defensoria Pública, nas suas respectivas áreas de atuação, responsabilizando-se pela integração das ações nos demais setores. Também é de responsabilidade do comitê desenvolver e conduzir a implantação das metodologias recomendadas pela CGE.

Com informações da Assembleia Legislativa