Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Reforço na autonomia das pessoas com deficiência altera as regras para curatela

Publicado em

Cuidar de alguém, às vezes, pode ultrapassar cuidados meramente físicos. Nos termos jurídicos, chama-se de curatela a função, atribuída pela Justiça, para que um adulto proteja, zele, guarde, oriente, responsabilize-se e administre os bens de pessoas declaradas judicialmente incapazes. Desde janeiro deste ano, quando entrou em vigor o Estatuto da Pessoa com Deficiência, foram implementadas mudanças sensíveis sobre esta matéria, pois ficou assegurado à pessoa com deficiência “o direito ao exercício de sua capacidade legal em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Segundo a nova legislação, a curatela passa a ser medida de exceção, restrita aos atos de natureza patrimonial e negocial, na forma dos parágrafos 1º e 3º dos artigos 84 e 85 da lei, a ser adotada quando e, na medida em que for necessária e embasada de motivos e razões para sua definição, preservando os interesses do curatelado, por tempo preestabelecido. “A definição de curatela da pessoa com deficiência constitui medida protetiva extraordinária, proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada caso, e durará o menor tempo possível”, conforme preceitua o artigo 84 do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Esta significativa mudança já tem sido percebida no cotidiano das Varas de Famílias do Fórum Clóvis Beviláqua. Segundo a defensora pública e supervisora das Defensorias de Família, Sucessões e Registros Públicos, Denise Castelo, a implementação do Estatuto tem indicado que o Juízes analisem cada caso individualmente. “Antes os pedidos de interdição costumavam ser mais genéricos e as decisões judiciais mais abrangentes, restringindo direitos e deveres de forma ampla, sem perseguir as limitações individuais de cada um e não se atentando para os atos que cada interditando era capaz de praticar”, explica.

Ela explica a necessidade de que o laudo pericial, que irá dar apoio a decisão judicial, seja o mais específico possível, com menção aos atos da vida civil que o sujeito pode praticar, tais como o direito de comprar e vender, votar, casar e divorciar, não cessando, assim, sua participação da vida civil como um todo e sim na medida de sua incapacidade. As decisões devem justificar as razões pelas quais limita a capacidade do sujeito para a prática de determinados atos, sendo a curatela “proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada caso, e durará o menor tempo possível”.

Deficiente eficiente – O Estatuto da Pessoa com Deficiência modifica o regime das incapacidades no atual Código Civil e retira do portador de deficiência intelectual a condição de incapaz. Segue, portanto, a tendência de modernização das normas processuais e confere prestígio e autonomia às pessoas com deficiência.

Segundo a Coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Rebecca Cortez Dauer, o novo Estatuto da Pessoa com Deficiência é uma ferramenta que dá respaldo as pessoas com deficiência, a fim de exercerem seu papel em diversas esferas sociais e econômicas, e traz a inclusão em sua totalidade. “O Estatuto traz mudança em relação as ações que devem ser tomadas perante a pessoas com deficiência, antes as ações eram voltadas a preparar aquela pessoa para viver em sociedade, hoje já temos a total percepção que é a sociedade é quem precisa se ajustar para receber todas as pessoas em igualdade de direitos na sua totalidade”.

No que tange à curatela, a coordenadora afirma ser de extrema importância a ratificação dos direitos civis dessas pessoas. “A pessoa com deficiência tem assegurado sua participação plena e capacidade civil preservada, respeitando sua autonomia em questões individuais, sendo incapacitadas dessas práticas e a necessidade de curatela apenas em casos extraordinários”.

Com a nova lei, a curatela não deverá alcançar nem restringir direitos de família (como casar e ter filhos), de trabalhar, direito de votar e ser votado, por exemplo. É o caráter de excepcionalidade que impõe ao juiz a obrigatoriedade de fazer constar da sentença as razões e motivações para a curatela específica e seu tempo de duração.

Assim, legislação surge como demanda social e ferramenta que busca valorizar e respeitar as individualidades de cada deficiência. “O Estatuto da Pessoa com Deficiência trata-se de um sistema normativo inclusivo, que homenageia o princípio da dignidade da pessoa humana, na medida que almeja que o sujeito com deficiência deixasse de ser taxado como incapaz de forma plena, dotando-o de capacidade legal, ainda que haja a necessidade de adoção de institutos assistenciais específicos, como a tomada de decisão apoiada e a curatela, para a prática de atos na vida civil”, destaca a supervisora e defensora publica, Denise Castelo.