Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Representantes do sistema de justiça promovem audiências em convento no município de Caucaia

Publicado em

WhatsApp Image 2019-11-22 at 11.34.33

A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou, nesta sexta-feira (22), de visita realizada no Convento das Irmãs Cordimarianas, localizado no município de Caucaia. Durante as audiências realizadas no local, foi cumprida a etapa de entrevista do processo de interdição de doze freiras idosas que moram no convento, dando agilidade à tramitação. O defensor público Adson Wariss, titular da 1a Vara de Família e Sucessões de Caucaia, esteve presente, juntamente com o juiz Henrique Falcão e o promotor de justiça Antônio Monteiro Maia Júnior.

Segundo o defensor Adson Wariss, as 12 freiras assistidas pela Defensoria Pública têm entre 78 e 95 anos. Dada a dificuldade de locomoção, os representantes das instituições do sistema de justiça planejaram a realização das audiências no próprio espaço, a partir da visita das três instituições. “O indivíduo que passa pela ação de interdição precisaria ir até a vara onde tramita o processo para passar por uma entrevista, conforme o Código de Processo Civil. Mas, em virtude da idade avançada e dificuldade de locomoção das assistidas, realizamos as audiências no próprio espaço onde elas vivem. É uma ação na qual a justiça leva a prestação jurisdicional até o assistido”, explica.

WhatsApp Image 2019-11-22 at 15.36.43Concluída a fase da entrevista, as interditandas passam por perícia médica, conforme determinado pelo Código de Processo Civil. As informações vão instruir o processo e, caso haja entendimento do magistrado, a ação de interdição será declarada procedente.

A ação de interdição de idosos é solicitada quando a pessoa não está mais apta a responder por seus atos civis. Assim, uma medida judicial nomeará um curador, que ficará responsável por zelar e proteger os bens das pessoas declaradas judicialmente como incapazes.