Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Reunião Ordinária do Condege acontece nesta segunda (26) de forma presencial em Brasília

Reunião Ordinária do Condege acontece nesta segunda (26) de forma presencial em Brasília

Publicado em

Independência funcional e representação na AIDEF foram pautas da 45ª reunião ordinária do Condege. Além disso, foram discutidos a ADPF 279, a participação do Condege na Reforma Administrativa e o termo de cooperação para o peticionamento integrado entre as Defensorias Públicas

Na última segunda-feira (26), aconteceu a 45ª reunião ordinária do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege). O encontro se deu de maneira presencial, observando-se todas as recomendações de combate à Covid-19, e também foi transmitido de maneira remota pela plataforma Google Meet. A defensora do Ceará, Elizabeth Chagas, esteve em Brasília e participou do encontro.

Na reunião, presidida pela presidente Maria de Nápolis, o colegiado discutiu a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 279, que trata sobre a atuação dos municípios na edição de leis relativas à prestação do serviço de assistência jurídica e a Defensoria Pública. O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Pedro Coelho, reforçou a importância das agendas com os ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Foi debatida também a Ação Civil Pública (ACP) ajuizada por um membro da Defensoria Pública da União (DPU) sobre um programa de trainee exclusivo para negros e discutido o exercício da independência funcional. Foi decidida a proposição, ao Conselho Nacional de Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas Estaduais, do Distrito Federal e da União (CNCG), da criação de uma comissão conjunta, para tratar dos limites à independência funcional.

Outra pauta foi sobre a função do CONDEGE como membro eleito para constituir o Conselho Diretivo da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (Aidef) durante o período de 2020 a 2022. Por unanimidade, o defensor público André Castro, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) foi eleito para representar o CONDEGE perante a Associação.

Além disso, tratou-se sobre a necessidade de participação da Anadep e do Condege na condução da Reforma Administrativa e sobre o termo de cooperação para o peticionamento integrado entre as Defensorias Públicas.

Estavam presentes, na reunião, além da presidente do Condege, o presidente e a vice-presidente da Anadep, Pedro Coelho e Rivana Ricarte; bem como representantes das Defensorias Públicas de 19 estados da Federação e do Distrito Federal.

 

Com informações: Ascom Condege/DPDF