Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Saiba como chegar de ônibus para atendimento inicial na Defensoria

Publicado em

Quase todo mundo tem ou conhece alguém com algum problema para resolver na Justiça. A Defensoria Pública existe, justamente, para garantir esse acesso a quem não pode pagar por um advogado. O Núcleo Central de Atendimento da instituição funciona na Avenida Pinto Bandeira, no bairro Luciano Cavalcante, e para acessá-lo existe um ônibus com destino exclusivo que para na porta , a linha 835 – Defensoria/Papicu/Via Câmara, que sai direto do Terminal do Papicu.

A linha atende a uma solicitação da própria Defensoria, para facilitar a vida dos assistidos: idosos, gestantes, mães com crianças pequenas e portadores de deficiência física, entre outros que precisam se deslocar até os núcleos especializados, também localizados na sede da Defensoria, como: o Núcleo do Idoso e Portadores de Necessidades Especiais, Núcleo de Defesa da Saúde, Núcleo de Defesa do Consumidor e o Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos. Antes, o ônibus mais próximo passava a três quadras da instituição.

De acordo com a Divisão de Planejamento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a linha dispõe de dois ônibus, monitorados em tempo real por GPS e que funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h30, com intervalos de 29 minutos entre as viagens, beneficiando em média 460 passageiros por dia. Apesar de operar diariamente, a maior parte das pessoas desconhece a existência da linha 835 e ainda chega até à Defensoria nos ônibus que param na Avenida Washington Soares. É o caso do pedreiro Xavier Pereira: “Desço na avenida e venho andando. Agora, que descobri essa linha, acho que vale a pena pegar mais um ônibus, ir até o terminal e descer bem em frente”.

MAPA LINHA 835 (1)

 

Rosemeire dos Santos Leite também não conhecia a linha. Foi através do 129 – Alô Defensoria, que conseguiu todas as informações sobre como chegar até a Instituição. Primeira vez utilizando a linha, ela elogia a rapidez do trajeto: “Foi rápido e vago, eu recomendo.”

A assistente administrativa da DPGE, Jéssica Silva, é usuária da linha desde sua criação. Ela diz que não existe linha mais acessível para chegar à Defensoria, principalmente porque os ônibus são adaptados aos portadores de deficiências, ela defende ainda a ampliação do serviço: “Acredito que deveriam ampliar o horário de funcionamento, mais pessoas seriam favorecidas”, conclui.

Além da linha 835, a Etufor disponibiliza linhas alternativas que passam próximo à Defensoria Pública Geral do Estado, precisamente cerca de 170 metros de distância, são elas: 021 – Luciano Cavalcante/Papicu e 022 – Jardim das Oliveiras/ Centro. Entre as linhas mais conhecidas, a 021 possui uma média de 52 viagens, com 631 passageiros diários por veículo e uma média de 60 passageiros por viagem, com internalo de 20 minutos entre cada viagem e a linha 022 tem uma média de 57 viagens, 488 passageiros por veículo e uma média de 60 passageiros por viagem, com intervalos de 12 minutos por viagem.

Qualquer dúvida sobre o trajeto ou mesmo o ônibus que passe mais perto de você, é só entrar em contato com a Etufor, no 3452.9228 / 3452.9205 ou mesmo ligar para o Alô Defensoria no 129, o serviço está disponível das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e recebe ligações de telefone fixo ou telefone público (orelhão), de qualquer lugar do Ceará.


Mapa e interatividade

A Defensoria Publica do Ceará, com o intuito de promover o acesso à informação, divulga o mapa do trajeto da linha 835, bem como um vídeo elaborado pela equipe de comunicação que mostra em imagem como chegar de forma segura e rápida ao Núcleo Central de Atendimentos. Acesse o trajeto completo da linha: http://tdurand.github.io/mapafortaleza/#line/835.

Confira o vídeo: