Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Seminário em Juazeiro do Norte discutirá violência contra a mulher

Publicado em

244

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, em parceria com a Faculdade Paraíso, realiza o I Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Cariri. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 29 de março, a partir das 8 horas, na sede da faculdade, em Juazeiro do Norte (Rua da Conceição, 1228 – Bairro São Miguel – Juazeiro do Norte), e é em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em março.

A realização do evento tornou-se necessária para compartilhamentos dos dados preliminares das violências diagnosticadas pelo Nudem-Cariri, núcleo da Defensoria recentemente aberto na região, que surge justamente como demanda do Orçamento Participativo para a região que enfrenta alto índice de violência contra a mulher no Estado. O levantamento apontou que 30% das mulheres que buscaram o equipamento, instalado no Crato, entre junho e dezembro de 2018, vivenciaram violência doméstica por mais de 10 anos. Em alguns casos, quase 20 anos antes de conseguirem denunciar e buscar assistência jurídica, psicológica e social da Defensoria Pública. A pesquisa contou com a participação de 66 mulheres.

“A partir da constatação desses dados, estamos desde o ano passado promovendo ações de educação em direito para toda a sociedade civil. Ações de disseminação de informação fazem parte de um trabalho preventivo que produz bons resultados a médio e longo prazo. Estamos convidando a sociedade civil, o meio acadêmico, além das instituições que compõem a rede de proteção aos direitos de mulheres vítimas de violência para participar deste momento. Como o Cariri é uma região de grande incidência desse tipo de violência, é importante estarmos atuante e presentes diariamente em ações como essa”, ressalta o defensor público Rafael Vilar Sampaio, titular do Nudem Cariri.

Na programação do encontro, as palestras abordarão temas como o desafio na luta contra a violência doméstica no Cariri, apresentação das estatísticas da violência contra a mulher no Cariri e os estudos de gênero no ambiente acadêmico. “A parceria com a faculdade é extremamente importante nessa área porque com esses estudos científicos podemos ir além de e reorientar e traçar novas políticas públicas”, complementa Rafael Vilar.

Saiba mais – O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) no Cariri é uma conquista da sociedade civil, solicitado no Orçamento Participativo e instalado em meados de 2018.O Nudem Cariri atende demandas das cidades Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, foi instalado em junho de 2018.

Serviço:

Faculdade Paraíso
Rua da Conceição, 1228 – Bairro São Miguel – Juazeiro do Norte

Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Nudem Cariri
Travessa Iguatu, 304, CEP 63122045, Santa Luzia, Crato Ceará.