Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Sessão do Consup tem posse de nova Defensora Pública

Publicado em
consup

Na tarde desta sexta-feira (12), durante sessão solene extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará – Consup, tomou posse como Defensora Pública do Estado Joelina Pereira Marinho, depois de mais de 20 anos de luta para exercer a função.

Na década de 80, a servidora pública Joelina exercia a função de advogada do ofício, o que lhe dava a prerrogativa, amparada pela Constituição de 1988, de pedir o ingresso à carreira de Defensor Público.
Na época, ela entrou com processo, juntamente com outros colegas para se enquadrar na função, contudo devido aos inúmeros recursos interpostos pelo Estado, o processo foi sendo postergado e teve um desfecho feliz. No último dia 06 de junho, foi publicado no Diário Oficial do Estado – DOE, a sua nomeação para exercer o cargo de Defensor Público de Entrância Intermediária, a partir de 1º de junho de 2015.
2
Durante a cerimônia de posse, que antecedeu o sessão do Consup, a Defensora emocionada falou da importância daquele momento, após longos anos de luta e do sentimento de vitória diante de uma conquista tão importante. “Dei sentido à minha vida a partir desta luta. Agradeço aos meus pais, ao meu marido por acreditarem sempre que seria possível”.
Na ocasião, o Subdefensor Público do Estado, Túlio Iumatti, externou ser o momento de muita emoção, ressaltando que a Defensoria Pública Geral deu a máxima celeridade para que o prazo estabelecido para a posse acontecesse nesta sexta-feira e que todos recebem com enorme alegria a nobre colega. “A Defensoria é a nossa vida. A nossa luta por uma Defensoria Pública de excelência é constante. Já conquistamos muito, mas ainda há muito a fazer e a partir de agora, sinta-se engajada”. ressalta.
3
Para dar boas vindas à nova colega, o Conselheiro Alfredo Homsi discursou em nome dos Conselheiros Eleitos, falou que a justiça sem Defensoria é apartada do povo. “Sem Defensoria Pública não se efetiva o Estado de Direito. Não somos simples operadores de justiça e sim o exemplo e a expressão do homem justo e a única esperança para muitos”, comentou.
A Conselheira e Corregedora Vanda Lúcia Veloso, afirmou que Joelina chega em um momento em que a Defensoria comemora muitas conquistas e reforçou: “Ainda estamos com diversas outras batalhas em curso e irmanados seremos mais fortes”.
4
A Conselheira Amélia Rocha, agradeceu à nova colega por nunca ter desistido de sua luta e enfatizou que todas as conquistas da instituição devem ser em favor do povo.
Para o Conselheiro, Gustavo Barros, a luta de Joelina é um exemplo para todos. “Pela sua persistência e bravura, podemos concluir que todos os assistidos que tiverem a sorte de tê-la como Defensora terão uma defesa de muita qualidade”.
5
A Ouvidora da DPGE, Ana Virgínia Ferreira do Carmo, afirmou que quem ganha com a entrada da nova Defensora Pública é o povo, pois ser Defensor é transformar vidas e histórias”.