Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Sessão Solene na Câmara Municipal de Fortaleza destaca os 20 anos da Defensoria Pública

Publicado em

83

Os 20 anos da Defensoria Pública do Estado do Ceará serão pauta da Sessão Solene, requerida pela vereadora Larissa Gaspar (PPL), nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, às 14h, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830).

É missão da Defensoria Pública conferir o acesso à Justiça aos mais vulneráveis, assegurando direitos e conferindo mais cidadania e a transformação de vidas de milhares de cearenses. “Comemorar os 20 anos da Defensoria Pública do Estado do Ceará é também momento de fazer o resgate histórico de nossas conquistas, momento em que olhamos com mais profundidade para o que fizemos durante este tempo de amadurecimento, lutas, fortalecimento institucional e desafios. Desde a sua fundação, em 28 de abril de 1997, até a efetivação de sua autonomia e a sua consolidação na prestação de serviço à população”, destaca Leonardo Antônio de Moura Júnior, que representará a instituição na solenidade.

Para Larissa Gaspar (PPL), atual presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, a Defensoria é um dos mais importantes órgãos do sistema de garantia de direitos. “ A Defensoria Púbica tem realizado um relevante trabalho garantindo o acesso da população mais carente à Justiça. Também é muito claro o compromisso da instituição com os direitos humanos, algo cada vez mais necessário nesse período de retrocessos”, considera a parlamentar.

A Defensoria possui mais de 600 mil atuações por ano, que vão desde a realização de audiências, atos, atendimentos, petições, relatórios, até inspeções e visitas a escolas e comunidades.

Atualmente, a Defensoria Pública do Estado do Ceará é formada por 315 defensores públicos, que usam a vocação para ouvir, o conhecimento das leis e dos instrumentos extrajudiciais para levar garantias e direitos aos menos favorecidos. Diariamente os defensores lidam com os problemas da população e abrem as portas da cidadania para milhões de usuários silenciados em suas demandas invisíveis.

Sessão Solene – 20 anos da Defensoria Pública
Quinta-feira (dia 19 de outubro), 14h.
No auditório da Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830).