Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Setembro Amarelo é tema de ações de prevenção ao suicídio pela Defensoria em Juazeiro do Norte e no Crato

Publicado em

IMG-20180911-WA0024

As cidades de Juazeiro do Norte e Crato receberam ações por iniciativa da Defensoria Pública em alusão à campanha do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. Neste mês, foram realizadas sequência de palestras em escolas municipais das cidades de Juazeiro e do Crato. “A iniciativa foi acolhida pela Defensoria Pública por reconhecer que falar sobre esse tema é importante para que as pessoas identifiquem os sinais, busquem ajuda e valorizem a vida”, ressalta a defensora pública titular de Juazeiro, Jannayna Nobre.

O Setembro Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV) e tem atuado na conscientização e prevenção do suicídio no País desde 2015. A cada 45 minutos um brasileiro comete suicídio, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo, a média é de uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. “Falar sobre o suicídio é uma questão de saúde pública, pois evitaria tantas mortes. A educação em direitos e o diálogo sobre o tema IMG-20180924-WA0025é uma forma de diminuir o preconceito, que muitas vezes ocorre por falta de informação”, destaca a defensora.

Durante os dias 06, 11, 12, 19 e 21 de setembro, a Escola de Ensino Fundamental Governador Manoel de Castro Filho, a Casa de Mediação do Crato, o Núcleo de Petição Inicial da Defensoria, a Casa de Mediação de Juazeiro, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Escola de Ensino Fundamental Cícera Germano Correia receberam a visita dos defensores para falar sobre o tema. As atividades organizadas contaram com a participação de um total de 850 crianças e adolescentes, além do público assistido pela Defensoria.

A atenção foi especial no que se refere à temática do bullying escolar, reconhecido como causa associada ao suicídio de pessoas dessa faixa etária. “Esclarecemos alguns pontos sobre a Lei Antibullying (Lei nº 13.185/2015), pois por conta desse tipo de agressão, os adolescentes chegam a ter depressão e podem vir a cometer suicídio. Os alunos foram bem participativos, sendo importante destacar que alguns, até por desconhecimento, afirmaram que faziam e eram vítimas”, afirma a defensora da 1ª Defensoria Cível de Juazeiro, Aline Marinho, ministrante de palestra na Escola de Ensino Fundamental Governador Manoel de Castro FIMG-20180919-WA0036ilho para cerca de 100 alunos.

A defensora pública da Petição Inicial de Juazeiro Nadinne Sales considera que a experiência das ações foram gratificantes devido a ótima receptividade do público-alvo. “No ambiente escolar, as palestras foram bastante dinâmicas e participativas. Inclusive, nós prestamos atendimento da equipe multidisciplinar a casos específicos de estudantes que se manifestaram em situação de depressão”, relata.

No Crato, o defensor público Heitor Gadelha, que participou das ações na cidade, considera a iniciativa como uma oportunidade de diálogo mais aberto com os assistidos e enfatiza também a importância da educação em direitos. “Nós focamos a temática sob diversas perspectivas, tanto a jurídica, através da conversa defensores públicos, como a assistência social e psicologia, já que contamos com profissionais de todas as áreas. É importante, enquanto Defensoria Pública, devemos sempre incentivar esses momentos de Educação em Direitos com nosso público-alvo”, informa. IMG-20180919-WA0060

As atividades contaram com a presença das defensoras públicas Nadinne Sales, Aline Marinho, Mônica Alves, Ramylle Holanda, Jannayna Nobre e os defensores públicos Heitor Gadelha, Rafael Vilar e Anderson Seabra, além da equipe multidisciplinar da Defensoria, composta pelo setor psicossocial e por colaboradores e estagiários dos cursos de Direito e Psicologia.

O psiquiatra Pedro Jorge Malzone e as psicólogas Liliane Botelho e Lyndayana Taveira, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III de Juazeiro do Norte junto com grupo de crianças, adolescentes e idosos, também do CAPS III, fizeram parte da programação no Núcleo de Petição Inicial de Juazeiro. “Houve interatividade com os assistidos com os ensinamentos do psiquiatra além do incentivo à vida”, explica a defensora Aline Marinho. Membros do núcleo gestor, professores e alunos das instituições de ensino bem como estagiários do Programa Jovem Aprendiz do CIEE e Primeiro Passo também participaram das palestras relacionadas ao tema da prevenção ao suicídio.