Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Sistema de Informações Criminais otimiza trabalho do NUAPP

Publicado em

DSC_0187

O Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (NUAPP), há dois meses, possui acesso ao Sistema de Informações Criminais (SIC). Esse sistema reúne informações indispensáveis às rotinas do núcleo de forma otimizada.

O programa, desenvolvido pela própria Defensoria Pública do Estado, visa dar maior eficiência à prestação do serviço naquele Núcleo, servindo de importante meio para o desenvolvimento das atividades daqueles que o utilizam. Decorre do planejamento da instituição para aprimoramento, modernização e criação de ferramentas tecnológicas que facilitem e deem mais eficácia ao trabalho dos defensores públicos.

Atualmente, o sistema já contabiliza 1997 assistidos cadastrados, 1985 inquéritos e 668 processos judiciais. Para o defensor público Buno Neves, supervisor do núcleo, o SIC trouxe vantagens, pois agiliza o trabalho, economiza o papel e facilita os avisos de relaxamento de prisão e habeas corpus.

Os defensores públicos, estagiários e funcionários possuem acesso ao sistema, o que facilita e integra a movimentação de documentos e processos. O Sistema de Informações Criminais funciona internamente no Nuapp, mas existem planos de que o Núcleo de Execuções Penais (NUDEP) também possa ter acesso, afirma o defensor Bruno Neves.

Esse importante sistema soma-se a outros que visam auxiliar o defensor público no exercício de suas funções, também desenvolvidos pela própria Defensoria Pública, dos quais se destaca o SIPA – Sistema de Cálculo de Pensão Alimentícia, e o SACADA, este compartilhado para utilização de outras instituições do sistema de justiça e para a Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul.