Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Sites das Defensorias Públicas do país já estão com novo domínio

Publicado em

internet-concept-1024x768

Desde de sexta-feira (18), o site da Defensoria Pública do Estado do Ceará vem sendo acessado por meio de um novo domínio, com extensão “def”, deixando de utilizar os sufixos .gov.br. O padrão de endereço das Defensorias passará a ser www.defensoria.xx.def.br, onde “xx” corresponde à sigla da unidade federada, ou “dpu”, no caso da Defensoria Pública da União.

Durante um determinado período de tempo, quem digitar o endereço www.defensoria.ce.gov.br será redirecinado para o atual. O domínio próprio para as Defensoria Públicas do país foi criado no dia 19 de novembro e a instituição no Ceará, em conjunto com a do Pará, foram as primeiras a implementar o acesso pelo novo domínio.

O projeto de padronização de registro de domínios das Defensoria Públicas Estaduais e da Defensoria Pública da União utilizando o sufixo .DEF.BR foi iniciado em Dezembro de 2014 pelo CONDEGE. De acordo como defensor público Tibério Augusto Lima de Melo, assessor de Tecnologia de Informação da DPCE, “o sufixo .def.br permite ao internauta vislumbrar a Defensoria Pública como uma instituição independente dos demais poderes, portanto plenamente habilitada a defender os interesses dos seus usuários”.

O novo sufixo confere maior segurança ao internauta no acesso aos sites institucionais das Defensorias Públicas, posto que utiliza a tecnologia Denominada DNSSEC (Domain Name System Security Extensions), que são utilizados apenas por instituições bancárias, cartórios e órgãos ligados aos Poderes Judiciário e Legislativo.
Para a Defensora Pública Geral do Ceará, Mariana Lobo, “o domínio com sufixo .DEF.BR é mais uma ação para firmar a autonomia das Defensorias Públicas do Brasil”.