Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Sobral terá Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos e seleciona mediadores

Publicado em

MEDIADORES

A Prefeitura de Sobral inicia na próxima segunda-feira, 05, processo seletivo simplificado para mediadores remunerados que irão atuar no mais novo Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol) da Defensoria Pública do Estado do Ceará em Sobral. As inscrições ocorrerão nos dias 5 a 8 de agosto, das 8h às 16h, exclusivamente na Sede da Defensoria Pública, localizada na Avenida Monsenhor José Aloísio Pinto, 1200, Bairro Dom Expedito. A seleção se tornou possível após assinatura de convênio da instituição com a Prefeitura, durante solenidade de inauguração da sede própria da Defensoria Pública em Sobral, em julho.

Serão duas etapas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira avaliação será realizada mediante análise curricular, no formato profissional ou da plataforma lattes, entregues no momento da inscrição. A segunda avaliação será realizada com base em entrevista. As atividades dos profissionais selecionados serão desenvolvidas em uma jornada de 30 horas semanais com bolsas mensais de R$ 2.100,00. Dos pré-requisitos: é necessário ter formação em nível superior, certificação como mediador, expedida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec/TJCE e não ter vinculação político-partidária.

A seleção será coordenada pela supervisora do Núcleo da Defensoria Pública de Sobral. “A chegada desses mediadores significará um reforço muito importante na ação que temos empreendido de gerir conflitos de forma autocompositiva, gerando mais eficiência e rapidez, onde as partes decidem os conflitos”, explica a defensora pública e supervisora da Defensoria em Sobral, Emanuela Leite.

Confira mais no edital: EDITAL MEDIADORES

O que faz o Nusol – Muitas vezes, aquela linda história de amor que levou ao casamento vira um pesadelo: brigas, discussões ou mesmo a certeza de que o relacionamento chegou ao fim. Por mais difícil que possa parecer, dar entrada no divórcio consensualmente, geralmente, é a melhor solução para aquele casal. Esta é a proposta do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos, que possui sede em Fortaleza e expande pela primeira vez para o interior, chegando em Sobral para dar suporte nas ações de Direito de Família no município. O Nusol Sobral inicia suas atividades em setembro, após a finalização da seleção para mediadores, contratados pela Prefeitura Municipal.

“A chegada dos mediadores é importantíssima em Sobral, tendo em vista a demanda volumosa que recebemos na área de família. Já tratamos essas demandas de forma extrajudicial, principalmente pelo Projeto Laços de Família, mas, conseguir viabilizar a seleção e, consequentemente, dar início ao funcionamento do Nusol, é de grande alegria. É uma forma de exercitar o fortalecimento da mediação. É a Defensoria buscando incentivar a formação desses profissionais, por meio do mercado de trabalho, principalmente”, diz Emanuela Leite.

O Nusol contará com a atuação de mediadores, psicólogo, assistente social, notificador que estará responsável em entregar as intimações, secretário, pedagogo, estagiários de Direito para auxiliar os mediadores e estagiários para o assistente social e psicologia. O Nusol funcionará na nova sede da Defensoria Pública em Sobral, um prédio bem equipado que cederá três salas para mediação e conciliação, além de brinquedoteca.