Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Solenidade marca inauguração das novas sedes da Escola Superior da DPGE (ESDEC), Centro de Estudos Jurídicos (CEJ), Núcleo de Habitação e Moradia e Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC)

Publicado em

capa

A Defensoria Pública do Ceará inaugurou na última segunda, 9, as novas sedes da Escola Superior da DPGE (ESDEC), Centro de Estudos Jurídicos (CEJ), Núcleo de Habitação e Moradia e Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC). Os novos núcleos ficam localizados no Edifício Juridical Center, salas 410 e 411.

Estiveram presentes na solenidade a Defensora Pública Geral do Estado, Andrea Coelho; o Subdefensor Geral da DPGE, Túlio Iumatti; a Corregedora Geral da DPGE, Vanda Lúcia Veloso; a Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Karinne Matos Lima, os Supervisores do NUHAM e NDHAC, José Lino Fonteles e Aluízio Jácome, respectivamente, além de demais defensores.

O Núcleo de Habitação e Moradia e Direitos Humanos e Ações Coletivas foram separados por meio de resolução em dezembro de 2011. O primeiro é especializado na defesa judicial ou extrajudicial do direito social à moradia, direito de acesso à terra e aos meios de produção e na promoção de ações para regulamentação fundiária. Já realizou mais de 5.000 atendimentos até outubro desse ano e atua em prol de indivíduos e de comunidades carentes, promovendo o ajuizamento de ações que visam a defesa do direito à moradia digna, à garantia de posse e propriedade com observação de sua função social.

O Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas já soma quase 7 mil atendimentos e tem como função a proteção da dignidade da pessoa humana, além da prevalência e efetividade dos direitos humanos. A instituição promove por meio de seus agentes ações e atividades relativas à proteção dos direitos humanos envolvendo especialmente a preservação e reparação dos direitos de grupos sociais vulneráveis e de vítimas de tortura, discriminação ou qualquer outra forma de violência.

A Escola Superior da Defensoria Pública e Centro de Estudos Jurídicos são responsáveis pelas capacitações para defensores públicos, estagiários, colaboradores e sociedade civil. Além disso, atualiza o acervo de obras da biblioteca, acervo das comarcas. Anualmente, são realizados cerca de 30 cursos e entre 5 e 10 participações em congressos.

 

--- Sem Imagens ---