Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Tarde de diversão encanta crianças do Abrigo Tia Júlia

Publicado em

IMG_9811 Uma tarde ao ar livre com muita aventura e diversão. Esta foi a experiência desta quinta-feira (14) para dezesseis (16) crianças do Abrigo Tia Júlia que, por meio do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, tiveram a oportunidade de conhecer o parque Engenhoca, localizado em Aquiraz. O Abrigo Tia Julia acolhe meninos e meninas de 02 a 07 anos que por motivos diversos estão fora do convívio familiar.

“Passeios como este são muito proveitosos para o desenvolvimento físico, psíquico, moral e intelectual dessas crianças, por estimular a capacidade motora. Além disso, é uma experiência diferente da realidade que eles tem dentro do abrigo, aqui é um universo novo para eles explorarem, então vejo de forma muito positiva”, relata Iraneide Soares, assistente social do Abrigo Tia Julia.

O menino Guilherme*, de 7 anos, estava tão animado que não conseguia decidir qual brinquedo que mais gostou. “Eu adorei os carrinhos que tem aqui, mas, na verdade, eu acho que tô gostando de tudo. Já fui em todos os brinquedos Esse dia é especial”, disse o menino. A programação foi formatada pelo Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NADIJ) da Defensoria, em uma série de atividades do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, que se repete desde 2016 trazendo alegria e diversão o ano todo.

“Esse é mais um evento do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos. A Defensoria vem fazendo isso periodicamente, no intuito de estar sempre propiciando a essas crianças uma convivência comunitária e experiências extramuros das unidades de acolhimentos para que possa tornar cada vez mais agradável a permanência delas dentro das unidades”, declara o defensor público Adriano Leitinho.
IMG_9823

Amanda* não parou um minuto e até na hora do lanche ficava perguntando se poderia voltar aos brinquedos. A alegria e o brilho no olhar da menina de 7 anos mostrava que o dia no Engenhoca ficaria registrado em sua memória. “A tirolesa foi meu brinquedo favorito, nunca tinha andado, só ouvia falar lá no abrigo e é do jeito que eu imaginava. Quando eu crescer quero vir aqui todo dia e trazer todo mundo do Abrigo comigo”, conta a menina que desejou poder proporcionar às outras crianças do acolhimento a alegria que viveu

Defensoria Amiga dos Abrigos – O projeto criado pela Defensoria Pública do Estado do Ceará realiza ações sociais, educativas e culturais para as crianças que se encontram em situação de acolhimento. Por meio de parcerias, a Defensoria Pública leva essas crianças para visitar parques, museus, cinemas, teatros, promove concursos, palestras educacionais e realiza encontros entre os abrigos com intuito de auxiliar no processo de promoção, socialização e a interação destas crianças e jovens

*Os nomes das crianças foram alterados para garantir a integridade das mesmas