Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Tauá recebe dois novos defensores públicos em solenidade conduzida pela população

Publicado em

taua

Na próxima quarta-feira, dia 19 de outubro, às 9h, a Defensoria Pública do Ceará realizará a primeira posse popular na cidade de Tauá, onde dois defensores públicos, aprovados no certame de 2014, assumirão o compromisso de trabalhar pelo acesso à justiça e na defesa dos direitos humanos. O evento ocorrerá no CineTeatro Maria Cármen Gomes Vieira, localizado na Rua Parque Enéas Alves de Oliveira, em Tauá, e será conduzido pela Ouvidoria Geral Externa da Instituição, por meio de uma articulação com os movimentos sociais.

Serão empossados na solenidade os defensores públicos Eduardo Bruno de Figueiredo Carneiro, que que assumirá as 2ª e 3ª Defensoria de Tauá; e Matheus Silva Machado, que ficará responsável pelas 1ª e 3ª Defensorias de Tauá. A cidade integrava os 75% dos municípios do Estado que não possuem defensor pública e é a primeiro da região dos Inhamuns a contar com tais profissionais.

Esta é a primeira vez que a Defensoria Pública do Ceará promove posses populares, que fogem das solenidades tradicionais e os defensores públicos são empossados pela própria comunidade. Na última terça-feira, dia 11, um grupo de 8 novos profissionais participaram de uma solenidade como esta na Comunidade Che Guevara, em Fortaleza. A iniciativa faz parte de uma estratégia da atual gestão da Defensoria Pública do Ceará que visa uma aproximação cada vez maior entre os assistidos e Instituição.

A defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, destacou sobre o que significa esses eventos. “A Defensoria Pública só cresce se estiver ao lado da comunidade e lutar para que todos os seus assistidos tenham seus direitos garantidos. Chegar a Região dos Inhamuns e garantir que o defensor permaneça da cidade, prestando serviço de atendimento à população era uma das nossos objetivos. Estamos agora trabalhando pela aprovação de um projeto de Lei em tramitação na Assembleia, onde teremos a possibilidade de ampliar o número de cidades do interior para este atendimento, já que sabemos que mais de 80% dos cearenses são potenciais assistidos da Defensoria por não ter condições de pagar um advogado”, ressaltou.

Posse Popular em Tauá
Local: CineTeatro Maria Cármen Gomes Vieira, localizado na Rua Parque Enéas Alves de Oliveira, em Tauá
Data: 19 de outubro de 2016
Horário: 9 horas