Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Tire suas dúvidas sobre os serviços da Defensoria no Alô Defensoria (Disque 129)

Publicado em

1

A Defensoria Pública do Estado do Ceará se mantém em regime de teletrabalho, tanto na capital quanto no interior, seguindo às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Secretaria da Saúde do Estado Ceará, para contenção do novo coronavírus (Covid-19). E, desde o início da escala remota, a instituição busca garantir o acesso da população ao atendimento de suas demandas de garantia de direitos, seja por telefone, whatsapp e meios eletrônicos.

O Alô Defensoria é um destes canais de acesso à população cearense à assistência jurídica da Defensoria Pública e funciona pelo número 129. O serviço possibilita um pré-atendimento ao assistido com informações, orientações de documentos, prazos, agendamentos e demais dúvidas.

A defensora pública e supervisora do Núcleo de Relacionamento com o Cidadão, Natali Massilon Pontes, ressalta o anseio da Defensoria Pública em oferecer canais que facilitem o acesso do assistido. “Estávamos trabalhando para que o número do 129 fosse adequado ao trabalho remoto, a fim de viabilizarmos o atendimento do cidadão. Sabemos que esse momento de crise acaba por ocasionar diversas demandas, dúvidas e inseguranças na população, por isso seguimos engajados, enquanto instituição que trabalha na garantia e na educação em direito para que, mesmo com as sedes fechadas, os atendimentos aconteçam e a população não fique desassistida. O número 129 atende normalmente de segunda à sexta, de 8h à 17h, e lá o cidadão será orientado sobre contatos e formas de encaminhar sua demanda ao núcleo competente”, explica.

A ligação é gratuita e pode ser feita por telefone de fixo ou móvel (celular), tanto por residentes na capital quanto em todo o interior do Estado. Saiba quais as informações são  possíveis obter:

1) informações sobre os documentos necessários para ingressar, se for o caso, com determinada ação judicial, bem como orientação sobre a forma de contato e horários de atendimento junto ao núcleo direcionado;
2) informações gerais sobre a fase do processo judicial já em andamento bem como qual Defensor Público poderá assisti-lo no respectivo feito;
3) orientação jurídica e esclarecimentos sobre cidadania e direitos, bem como sobre os meios e modos próprios de exercê-los.

Serviço:
Alô Defensoria, de segunda à sexta, das 8h às 17h. Ligação é gratuita e pode ser feita por telefone de fixo ou móvel (celular), tanto por residentes na capital quanto em todo o interior do Estado.