Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Vice-governadora certifica participantes de curso de formação

Publicado em

IMG_7145A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou na manhã da última quinta-feira (16) da solenidade de certificação do curso de formação de facilitadores para “Círculos de Construção de Paz”. O evento aconteceu na sede da Vice-Governadoria em Fortaleza e contou com a presença das defensoras públicas Rozane Magalhães e Michele Alencar Ponte e da vice-governadora, Izolda Cela.  A coordenadora da equipe de psicossocial da Defensoria, Andreya Arruda, e a psicóloga do Nudem, Úrsula Malveira, foram certificadas.

O curso integra o projeto Sensibilizar, no Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol) da Defensoria Pública, em parceria com a Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Estado do Ceará. Segundo a defensora pública Rozane Magalhães, supervisora do Nusol, o momento de certificação é uma oportunidade de troca importante acerca do vivenciado durante a formação. “Acreditaram no nosso potencial, de que nós podemos estar inseridos nesse contexto dos métodos consensuais, além da conciliação e mediação. Eu, que sempre trabalhei com mediação de conflitos familiares, vejo esse curso como uma maneira de abrir os horizontes”, explica.

Durante o encontro, uma das facilitadoras da Vice-Governadoria, Érika Chaves, falou sobre a importância e necessidade da atividade para trabalhar a paz nos ambientes de convívio dos participantes (trabalho e rotina pessoal) e realizou uma dinâmica em que todos os participantes seguravam uma fita, davam nós com a fita do colega ao lado e falava sobre seu compromisso com o grupo.

Izolda Cela, vice-governadora do Estado, afirmou “ações como esta são necessárias e ideais para o desenvolvimento do sistema de justiça do nosso Estado. É uma alegria participar, ao lado de pessoas tão esforçadas, de uma cerimônia aos que concluíram a formação com êxito”, disse.

Ao término da certificação, cada participante fez um comentário sobre o curso e a cerimônia. A defensora Michele Alencar Ponte foi a última falar ao segurar as fitas em laço “que esses nós nas fitas se tornem laços, que não apertam, não machucam, mas que seguram os outros e apoiam”.