Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Vila Velha recebe cerca de 250 atendimentos, a maioria sobre registro civil

Publicado em

Sub-registro é a principal demanda do Defensoria em Movimento no bairro Vila Velha

O Vila Velha recebeu cerca de 250 atendimentos dos defensores públicos graças ao projeto Defensoria em Movimento, que esteve no bairro nos dias 17, 18, 24 e 25 de maio. Graças a campanha nacional da Defensoria Pública, “Onde existem pessoas, nós enxergamos cidadãos: Defensoras e Defensores Públicos pelo direito à documentação pessoal”, casos de sub-registro e de alterações de certidões (retificações) e segunda via foram os que mais se repetiram ao longo dos atendimentos no Centro de Integração Social (CIS) e no Santuário Nossa da Assunção.

Nesta sexta-feira, demandas relacionadas ao Direito de Família (divórcio, conversão de separação judicial em divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade e reconhecimento de união estável), Habitação (registro de casa por ocasião de usucapião), além do Direito à Saúde (solicitações de exames) predominaram entre os atendimentos, realizados pela defensora pública Amélia Rocha.

O mototaxista Antônio Maurício Pinto, 55, foi um dos atendidos e procurou atendimento no Defensoria em Movimento, pois percebeu que o registro do filho Antônio Maurício Pinto Júnior, 16, estava com o nome da avó paterna errado. “O nome da minha mãe é Úrsula Cordeiro Viana e no registro do meu filho tava o nome de Úrsula Conceição Viana, que não é a minha mãe, é outra pessoa”. O processo de Antônio Pinto entrou em andamento na manhã de hoje (25), solicitando a correção no cartório de registro civil. “Eu fiquei muito satisfeito, pois a defensora me atendeu e orientou muito bem. Agora eu vou conseguir consertar porque eu já tinha tentado uma vez e tinha sido uma burocracia muito grande. Eu tive um aborrecimento e tinha desistido. Hoje, a defensora disse que eu podia ficar tranquilo”, conta esperançoso.