
Novos defensores participam de curso de formação
Texto: Ana Paula Lopes
Desde a última quinta-feira (24/10), os dois novos membros da Defensoria Pública do Estado, Vagner Lucas Soares Júnior e Álice Vivianny Vieira Pereira Lima, empossados em 25 de outubro, estão imersos no curso de formação para ingresso na carreira.
Esse é o primeiro passo para que os recém-chegados se familiarizem com o cotidiano e as demandas da instituição, entendendo a estrutura e entendendo a quem a Defensoria serve e como deve servir. Toda a programação é elaborada pela Escola Superior e inclui desde debates sobre as áreas de atuação, análise de processos e familiarização com os sistemas internos. Além disso, os novos defensores participaram da edição do projeto “Minha Escola Ensina Direitos” e receberam capacitação para atuar na esfera criminal, em comunicação e letramento racial e LGBTQIA+.
Juntamente com a teoria, marcando a data do Mês Nacional do Júri, realizado anualmente em novembro, os defensores terão a oportunidade de vivenciar a rotina de júris, já colocando em prática sua nova missão de assistir à população. O foco é oportunizar o conhecimento, estratégias teóricas e práticas em audiências, peças processuais e sessões de júri.
A defensora pública e supervisora do Centro de Estudos Jurídicos (CEJ), Lara Teles, explica que o curso apresenta um alto nível de complexidade, com o objetivo de oferecer uma qualificação aprofundada na prática da defesa e promover uma imersão real nas atividades do cotidiano profissional. “Ambos irão atuar em unidades com atribuição na área criminal. Primeiro, eles têm uma pequena conversa com defensoras e defensores de referência na temática e depois vão vivenciar isso, na prática, para que cheguem preparados e confiantes possível nas comarcas, para servir nosso assistido da melhor maneira”, ressalta.
A capacitação visa apresentar ainda a estrutura administrativa e institucional da Defensoria, possibilitando conhecimento dos detalhes da carreira e aproximação com as principais temáticas.