Defensoria Geral promove encontro com defensores e defensoras de Caucaia

Defensoria Geral promove encontro com defensores e defensoras de Caucaia

Publicado em
TEXTO E FOTOS: DEBORAH DUARTE

A Defensoria Pública Geral do Ceará realizou, nesta quinta-feira (23), um encontro com os defensores e defensoras que atuam em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O objetivo da visita foi apresentar as futuras instalações da nova sede em construção na cidade e ouvir as demandas dos profissionais que trabalham na localidade.

Estiveram presentes a defensora pública geral, Sâmia Farias; o subdefensor geral, Leandro Bessa; o secretário-executivo da instituição, Samuel Marques; a assessora da Central das Defensorias do Interior, Aline Pinho; e a assessora de Planejamento e Gestão, Denise Castelo.

Durante o encontro, Sâmia Farias e Leandro Bessa deram início à reunião com saudações de agradecimento pela presença dos defensores e pelo empenho no trabalho desenvolvido na região. Em seguida, o engenheiro Robledo Duarte apresentou a maquete digital da nova sede, detalhando as instalações que prometem oferecer melhores condições de atendimento e trabalho.

A nova sede da Defensoria Pública em Caucaia reforça o compromisso da instituição em ampliar e qualificar o acesso à Justiça, fortalecendo a presença da Defensoria na região e beneficiando a população local.

“Já conhecemos a estrutura atual da instituição na cidade e entendemos que este é um pleito antigo dos defensores por um espaço adequado. Nossa visita é essencial para ouvir as equipes sobre as demandas locais e para nos empenharmos ainda mais em dotar a Defensoria de uma estrutura condizente com a qualidade do serviço prestado. Isso inclui não apenas melhorias físicas e equipamentos, mas também ações e medidas que contribuam para o acesso à Justiça de forma célere e eficaz, garantindo os direitos de quem necessita da nossa atuação”, destacou Sâmia Farias.

O encontro foi marcado por discussões construtivas, com os defensores tirando dúvidas, apresentando sugestões e levantando pontos de melhoria. Para o supervisor de Caucaia, Adson Warris Maia, o momento foi produtivo e trouxe otimismo em relação ao avanço das obras. “A etapa de licenciamento foi demorada, mas, assim que a construção começou, o ritmo foi acelerado. É gratificante saber que essa nova estrutura será entregue ainda nesta gestão de dois anos. Quero parabenizar a Sâmia, pois a solução apresentada mostrou-se mais prática e efetiva. Muitos não acreditavam que isso seria possível neste período, mas agora estamos vendo acontecer”, afirmou.

Leandro Bessa, subdefensor geral, ressaltou a importância da iniciativa: “Essa reunião significou um espaço para compartilhar os avanços do primeiro ano de gestão e, principalmente, ouvir os colegas. Saio muito satisfeito, com diversas anotações e propostas para seguirmos aprimorando nossa atuação”.