Defensora geral do Ceará representa presidência do Condege durante reunião do colegiado no Acre

Defensora geral do Ceará representa presidência do Condege durante reunião do colegiado no Acre

Publicado em

Informações da Diretoria de Comunicação da DPE/AC

A defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias, está representando a presidência do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Gerais (Condege) durante a 93ª Reunião Ordinária do colegiado que acontece no Acre, durante os dias 29 e 30 de janeiro.

Com uma solenidade de abertura realizada nesta quarta-feira, 29, no Palácio Rio Branco, sede do governo do estado do Acre, o evento reúne lideranças de todo o Brasil com o objetivo de debater pautas institucionais estratégicas voltadas para o fortalecimento do acesso integral e gratuito ao sistema de Justiça.

“Iniciamos essa agenda de 2025 com muita alegria aqui no Acre. Essa troca de experiências entre defensorias fortalece a instituição e nos permite prestar um serviço cada vez melhor à sociedade”, pontua Sâmia Farias.

A defensora pública geral do Acre, Simone Santiago, destacou que as discussões giram em torno da ampliação do atendimento à população em situação de vulnerabilidade. “O fortalecimento da Defensoria Pública no Brasil passa pelo debate sobre acesso à Justiça e pela busca de soluções para atender cada vez mais pessoas”

Além da defensora geral do Ceará Sâmia Farias e da defensora geral do Acre Simone Santiago; estavam a subdefensora pública do Acre, Juliana Marques; a vice-governadora Mailza Assis; o vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado estadual Pedro Longo; e a presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte.

Os membros do Condege foram recebidos pela vice-governadora Mailza Assis, que destacou a importância do evento para o aprimoramento dos serviços prestados à população vulnerável. “É sempre bom compartilhar esses momentos, porque estamos valorizando um trabalho essencial para quem mais precisa”, afirmou.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Longo, reforçou o reconhecimento da Defensoria Pública no cenário nacional. “A presença de representantes de todo o Brasil demonstra o prestígio da nossa Defensoria e a relevância dessa troca de experiências.”

A programação incluiu visita institucional ao Palácio do Governo, além de um circuito cultural pela Gameleira e pelo Museu dos Povos Acreanos. Os debates seguem nesta quinta-feira, com a definição de pautas estratégicas e a posse de Juliana Marques como nova defensora pública geral do Acre para o biênio 2025-2027.