Assessoria e Laboratório de Inovação da DPCE realizam tarde de planejamento e conversa

Assessoria e Laboratório de Inovação da DPCE realizam tarde de planejamento e conversa

Publicado em

Na tarde desta quinta-feira (3), a Assessoria de Inovação (Asin) da Defensoria Pública, promoveu um encontro voltado para gestores administrativos da instituição e suas equipes. A apresentação foi um convite à inovação, aproximando as pessoas da temática para um processo de planejamento e construção de soluções criativas, colaborativas e eficazes para enfrentar os desafios da instituição. O momento contou com a apresentação da dinâmica de trabalho da Assessoria de Inovação (Asin) e do Laboratório de Inovação da instituição (CLIC).

A defensora pública geral, Sâmia Farias, iniciou o encontro destacando a importância do fortalecimento da cultura de inovação dentro da Defensoria Pública. “O CLIC, agora como Assessoria de Inovação, é uma novidade para nossa instituição. Somos a primeira Defensoria do Brasil com essa estrutura. Precisamos mesmo nos adaptar à essa nova realidade que traz a tecnologia para aprimorar os serviços sem perder o foco nas pessoas. A inovação deve ser simples e eficiente. Estamos aqui para esclarecer dúvidas e dar mais autonomia aos setores”, destacou Sâmia.

A defensora pública e assessora da Asin, Ana Raísa Cambraia, conduziu o momento, apresentando  estratégias de inovação que podem ser aplicadas no contexto da Defensoria Pública e como o corpo técnico pode se envolver nos processos de inovação, tanto para a melhoria dos processos administrativos quanto na busca por alternativas mais eficazes para atender à população.

“Apresentamos a estrutura da Assessoria e do CLIC para mostrar como cada um pode colaborar, seja na co-criação ou como demandante para novos projetos. O nosso valor público são as pessoas. Queremos unir pessoas, conectar. A inovação começa na empatia, conhecendo o usuário, entendendo os problemas, para depois virem as ideias”, pontuou.

Ela ressaltou ainda sobre a essencialidade da estruturação da Assessoria de Inovação na Defensoria Pública. “A Sâmia é uma grande entusiasta da inovação, e como ela disse, nossa organização é vanguardista entre as Defensorias, o que é simbólico tanto externamente quanto internamente”, afirmou.

Na ocasião, foram disponibilizados canais de interação que podem ser acessados AQUI, permitindo a inscrição para grupos de trabalho colaborativos com base em temáticas de interesse. Além disso, os participantes podem enviar propostas para soluções de problemas, acessar materiais sobre a Assessoria de Inovação e entrar em contato pelo WhatsApp.

Em seguida, foi aberto espaço para perguntas e sugestões. O evento marca o início de um fluxo que permitirá criar soluções práticas e criativas que contribuam para o aprimoramento da Defensoria Pública e para a superação dos desafios diários.

CLIC – WhatsApp – (85) 3499-7941