
Defensoria realiza a Oficina de Inovação com supervisores, defensores e colaboradores
FOTO E TEXTO: JAMILLE BEZERRA, ESTAGIÁRIA SOB SUPERVISÃO
A Defensoria Público do Estado do Ceará, nos dias 10 e 11 de junho, realizou a Oficina de Inovação sobre a Jornada Inicial do Assistido na Defensoria com o objetivo de debater sobre soluções para os principais problemas enfrentados pela população que busca por atendimento na Defensoria.
A oficina foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Ceará(UFC) e ex-assessor do Laboratório de Inovação do TRE-CE, Allyson Diniz na sede da instituição e reuniu supervisores, defensores e colaboradores, tanto da da Capital, quanto do interior, que atuam e que costumam ser responsáveis pelo primeiro contato com o cidadão que procura atendimento.
A defensora pública e assessora de inovação, Ana Raísa Cambraia, reflete sobre a importância do compartilhamento de ideias entre defensores e colaboradores. “Momentos como esse, com ferramentas de empatia, são fundamentais para que possamos sair do olhar interno e nos colocar no lugar do nosso assistido. Escutar sugestões de diferentes setores, que vivenciam os desafios na prática, amplia nossa visão sobre o problema. Além disso, é uma oportunidade para usar a criatividade de forma colaborativa e pensar em soluções reais que melhorem o serviço prestado pela Defensoria”, pontua.
Com o foco em construir mudanças para a instituição, o Clic – Laboratório de Inovação da Defensoria atua de forma coletiva e inovadora. As oficinas são uma das metodologias usadas para construir continuamente soluções que aproximem a Defensoria das pessoas.