
310 mil copos em 6 meses: campanha “Chega de copinho” da DPCE propõe redução de descartáveis
Você usou quantos copos plásticos hoje? Se a resposta for “nenhum”, parabéns! É sinal que você está fazendo bom uso do seu copo verde – item institucional entregue com a preocupação de incentivar o seu consumo de água durante o horário de trabalho. Agora, se precisar parar e contabilizar, é sinal que você está esquecendo de utilizar o seu copo verde ou, talvez, será que você não recebeu o seu ? Se a última opção for o seu caso, clica AQUI e preencha o formulário para a gente resolver isso!
É verdade que esse texto começou diferente, mas o motivo é importante. A Defensoria Pública do Ceará, diante do compromisso em aperfeiçoar a cultura interna da instituição reforçando boas práticas de sustentabilidade e economia, lança a campanha “Chega de copinho” com objetivo de reforçar a conscientização sobre o uso consciente de materiais descartáveis. Afinal, “qual tem sido a sua escolha verde no dia a dia?”.
A ação integra o planejamento do “Defensoria Verde”, projeto que trouxe neste ano de 2025 um olhar mais cuidadoso para a temática da sustentabilidade. A redução de copos plásticos será iniciada dentro da sede administrativa da DPCE com calendário para alcançar os núcleos descentralizados da capital e ainda interior do estado.
Só no primeiro semestre, o setor de Almoxarifado contabilizou o uso de mais de 310 mil unidades de copos descartáveis na Defensoria Pública do Ceará. O número revela alto consumo com um crescimento de 18.5%, o que significa que precisamos fazer o dever de casa.
A defensora pública geral, Sâmia Farias, ressalta que a proposta é incentivar uma mudança de comportamento que seja natural, consciente e coletiva dentro do ambiente institucional. “O projeto Defensoria Verde nos traz a responsabilidade de repensar nossas práticas diárias. O copo plástico é um item que pode levar centenas de anos para se decompor e ainda contribui significativamente para o aumento do volume de resíduos gerados. Então, é da iniciativa uma mudança gradual na nossa forma de agir, em coletivo”, frisa.
Em virtude da campanha, o Almoxarifado da instituição já convida as demais unidades a entrarem no clima e priorizarem a redução dos descartáveis. Com base no histórico de pedidos anteriores, o setor já está realizando a redução de 50% a 70% na quantidade das solicitações atuais. A proposta reforça o compromisso coletivo com a sustentabilidade e fortalece a mudança de hábitos em toda a Defensoria Pública, promovendo um ambiente institucional mais responsável e alinhado às diretrizes do projeto Defensoria Verde.
A redução do uso de copos descartáveis representa uma ação concreta e de fácil adesão, que fortalece a cultura interna de sustentabilidade ao promover a conscientização coletiva. Para incentivar a participação, o movimento “Chega de Copinhos” contará com um ranking consciente. Ao final de cada mês, com base em relatório emitido pelo setor de Almoxarifado, será divulgada a classificação dos setores que mais se destacarem na redução ou até mesmo eliminação do uso de copos descartáveis.
Ao final do ano, as cinco salas que permanecerem no topo do ranking receberão a placa de reconhecimento “Somos 100% verdes”, como forma de valorizar o compromisso com a redução do impacto ambiental e o incentivo às boas práticas. Além disso, as equipes vencedoras serão convidadas para um café da tarde com a Defensoria Geral!
Os copos plásticos serão mantidos para uso dos espaços de atendimento, sem prejudicar o acolhimento dos assistidos, mas já estamos estudando métodos para reduzir isso também, ta?
Mas, o seu copo de água , já sabe: é o copo verde!
Essa mudança marca o pontapé inicial do movimento “Chega de Copinho”, que em breve será ampliado para incluir também o uso de xícaras de café ecológicas. A proposta é disponibilizar xícaras ecológicas, promovendo o uso exclusivo de kits coletivos nas copas e ambientes de trabalho e, assim, eliminando gradualmente a utilização de copos plásticos.
E vem mais!
Com a nova conduta, a instituição segue em fase de implantação de equipamentos para o descarte consciente dos copos plásticos nas áreas de atendimentos e um espaço externo com ”big bags” sustentáveis que possibilita que os profissionais autônomos de reciclagem da comunidade local possam recolher os itens com segurança e de forma mais prática.
Por meio de uma parceria com a Seuma, a Defensoria Pública ainda equipará as salas com lixeiras seletivas, específicas para o descarte de papel. Aguarde!
Anota as dicas para manter seu copo e abandonar os descartáveis:
- Tenha sempre por perto
Deixe seu copo visível e de fácil acesso na mesa. Isso cria o hábito e evita a tentação de pegar um descartável. - Customize seu copo
Dê um toque seu: adesivos, nome ou uma frase que te inspire. Quanto mais “a sua cara”, mais você vai querer usá-lo! - Reserve um cantinho para guardá-lo
Inclua seu copo na rotina: use, lave e leve com você! - Evite “só hoje”
Trocar seu copo reutilizável por um plástico “só por hoje” pode virar hábito. Resista à tentação: seu compromisso faz a diferença! - Deixe o descartável fora de alcance
Se possível, retire os copos plásticos da sua sala. O hábito muda quando a opção rápida desaparece. - Inspire pelo exemplo
Use seu copo e colegas se motivarão a usar também. - Crie lembretes visuais
Um post-it, um aviso no monitor ou um adesivo na mesa podem lembrar você (e quem passa) da meta: “Chega de copinhos!”
Já faz parte da nossa lista de transmissão?
Adicione o número (85) 98685-0953 à sua agenda e envie um “Oi” pelo WhatsApp!
Por lá, você pode tirar dúvidas, receber orientações sobre demandas internas, além de ficar por dentro de todos os informativos da instituição.
Ah, e pode ficar tranquilo: não é um grupo. A comunicação é direta e personalizada, garantindo praticidade e privacidade!