Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual da Defensoria Pública promove roda de conversa

Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual da Defensoria Pública promove roda de conversa

Publicado em

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual da Defensoria Pública do Estado do Ceará (CEAD) realizou uma importante iniciativa na sede do Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios e do Núcleo Especializado em Execução Penal (NUAPP e NUDEP). A ação reuniu aproximadamente 38 pessoas, entre defensores, colaboradores, profissionais de serviços gerais, segurança, assessores jurídicos e estagiários de graduação, pós-graduação e do projeto primeiro passo.

A roda de conversa teve o objetivo de apresentar a comissão às pessoas que integram a Defensoria, explicando acerca de suas atribuições e ainda esclarecendo eventuais dúvidas sobre o tema. Durante o evento, foram debatidos exemplos de como o assédio moral, assédio sexual ou a discriminação podem ocorrer no ambiente de trabalho, além de fornecer informações cruciais sobre o procedimento adotado ao receber uma comunicação de assédio ou discriminação.

Noêmia Landim, defensora pública e presidente da comissão, destaca que esse corpo a corpo é imprescindível para o fortalecimento da política preventiva dentro da instituição. “A atividade está inserida em um cronograma elaborado pela CEAD. Iremos visitar os outros espaços da DPCE promovendo as rodas de conversa, que são momentos de confraternização que visam difundir informações, e reforçar a conscientização e a prevenção em relação aos atos de assédio moral e sexual. O intuito é colaborar com a construção de ambientes de trabalho seguros, respeitosos e livres de discriminação”, pontuou.

Durante a roda de conversa, a CEAD destacou a importância de identificar comportamentos inadequados e agir proativamente para criar uma cultura organizacional que promova o respeito mútuo e a igualdade. Além disso, foram abordados os procedimentos que devem ser seguidos ao relatar incidentes de assédio ou discriminação, assegurando a confidencialidade e a integridade dos envolvidos.

A participação do corpo técnico reflete o interesse e a importância atribuída pelos diversos setores da DPCE à temática e também demonstra o compromisso de todos os membros da instituição em colaborar para um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

O cronograma de visitas aos núcleos da Defensoria continuará, proporcionando oportunidades para que mais membros da instituição possam participar dessas discussões essenciais.