Condege faz reunião ordinária no Piauí para articulação nacional das Defensorias
Defensoras Públicas e Defensores Públicos (os) Gerais, Subdefensoras e Subdefensores Gerais de 19 estados da Federação estão no Piauí, onde participam nesta quinta-feira, dia 25, da 65ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), que acontecerá a partir das 9h, no auditório do edifício-sede da Defensoria Pública, em Teresina.

A subdefensora Samia Farias esteve na reunião e destacou as articulações nacionais como fundamentais para esse momento em que se discute orçamento e de mudanças ocasionadas pelas eleições.
Na última quarta-feira (24), visitas de cortesia ao vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputado Franzé Silva, e à governadora do Piauí, Regina Sousa. Em pauta durante os encontros o fortalecimento da Defensoria Pública, a necessidade de um orçamento condizente com as reais necessidades da Instituição em cada estado.
Nas visitas, o defensor geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, solicitou aos gestores um compromisso no sentido da tomada de decisões que possibilitem esse direcionamento em relação à Defensoria. “É uma reivindicação nacional e que a gente faz aqui também no estado do Piauí, porque investir na Defensoria Pública é investir em dignidade humana”, destacou.
“A população mais pobre, que precisa de proteção jurídica busca a Defensoria e sabemos que temos que fortalecer esse segmento da sociedade. Então, teremos aqui um diálogo aberto, no sentido de ver a possibilidade de contemplar com uma maior fatia de receitas a Defe nsoria, para que ela possa exercer o seu papel”, ressaltou o presidente da Alepi.
O presidente do Condege, Florisvaldo Fiorentino, reforçou a necessidade de um olhar diferenciado para a Defensoria. “A nossa pauta atual foi muito bem acolhida pelo vice-presidente da Assembleia e pela governadora, tenho certeza que será construída uma ponte para que a Defensoria Pública consiga, em um futuro breve, estar mais próxima ainda de toda a população”, afirmou.
Com informações DPPI


