Confira o passo a passo para acessar as informações no Infoseg

Confira o passo a passo para acessar as informações no Infoseg

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) disponibiliza para acesso dos defensores o Infoseg, sistema que integra informações dos órgãos de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização da União, dos Estados e do Distrito Federal. Nele é possível consultar dados de pessoas com inquéritos, processos, mandados de prisão, além de dados de veículos, condutores e armas, por meio de quatro módulos de consulta: Módulo Indivíduos (inquéritos, processos e mandados de prisão), Módulo Armas, Módulo Veículos e Módulo Condutores. 

A assessora de relacionamento com o cidadão, Aline Pinho, explica sobre o uso do sistema. “Por meio do Infoseg, o defensor pode identificar mandados de prisão em desfavor de nosso assistido, ver qual processo determinou a prisão dele. Em processos cíveis, consegue-se fazer a pesquisa de endereços de assistidos, evitando extinção por abandono, bem como podemos identificar endereços das partes promovidas, possibilitando citações e intimações, dando prosseguimento às ações. Assim, o defensor pode ter acesso ao banco de dados necessário, facilitando seu trabalho e garantindo a agilidade processual”. 

O acesso aos sistemas de informações tem o intuito de otimizar os fluxos de atendimentos e encaminhamentos processuais. Neste, o teor das informações exige sigilo, portanto, o acesso é mais restrito. 

A solicitação sobre alguma informação desse sistema deve ser encaminhada para o e-mail: consulta.sistemas@defensoria.ce.def.br.. É importante que somente o Defensor preencha os dados, pois contém inúmeras informações pessoais, bem como é necessário colocar arquivos com documentação pessoal e foto.

É necessário solicitar o seu acesso, conforme explicação abaixo 

Confira o Passo a Passo: 

O(a) interessado(a) deverá realizar o pré-cadastro no link: https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-cadastros/public/precadastro_envio_link.jsf

Serão solicitadas informações pessoais e o envio de documentos e foto. 

Feito isso, seguirá para aprovação na Central das Defensorias da Capital e do Interior (CDC/CDI). 

Acessar o sistema SINESP INFOSEG

Com autorização de acesso, o defensor acessa o SINESP e clica em “SISTEMAS” (canto superior central da tela). 

Em seguida, vai acessar SINESP INFOSEG e baixar o formulário que contém o termo de compromisso, assinar, digitalizar e enviar por e-mail para assinatura do CDC. Quando receber o documento de volta, coloca no sistema. 

Ao final, envia a solicitação.

Dupla Autenticação

Após a aprovação, é necessário habilitar a dupla autenticação para acessar as informações. 

Sugere-se baixar o Google Authenticator (o mesmo autenticador utilizado para o SIEL) e fazer a sincronização do seu celular com o duplo autenticador.