Conselheiros tomam posse para biênio 2024/2025 do Consup

Conselheiros tomam posse para biênio 2024/2025 do Consup

Publicado em

TEXTO: Amanda Sobreira
Foto: José Rosa

Na manhã desta quarta-feira (20/03), os defensores públicos Sheila Falconeri, Adriano Leitinho, Sandra Sá e Ricardo Batista foram empossados como integrantes do Conselho Superior da Defensoria Pública do Ceará (Consup) para o biênio 2024/2025. A Sessão Solene foi realizada no auditório da sede da Defensoria Pública do Ceará, em Fortaleza, com a presença de defensores públicos, colaboradores, familiares e amigos dos empossados.

As eleições para a nova composição do colegiado aconteceram no dia 2 de fevereiro. Com o resultado, o Consup teve renovação de 50%, já que a conselheira Sandra Sá e o conselheiro Ricardo Batista foram reconduzidos ao cargo, entrando na composição a defensora Sheila Falconeri e o defensor Adriano Leitinho. Deixaram o colegiado o conselheiro Jorge Bheron Rocha e passará à condição de suplente a defensora Karinne Matos.

A defensora geral e presidenta do Consup, Sâmia Farias, agradeceu a contribuição dos conselheiros que se despediram e desejou boas vindas aos empossados. “Recebo os novos membros com coração cheio de tranquilidade e certezas de que faremos o melhor e mais certo para melhorar nossa instituição. Nestes espaços é preciso ser capaz de ser ponte entre a justiça e o cidadão mas também precisa ter a capacidade dialógica de conversar para dentro, de entender a realidade orçamentária e, principalmente, das responsabilidades de cada um que presta um serviço público”, destacou.

A defensora pública recém empossada  Sheila Falconeri falou em nome dos defensores eleitos para o Consup, lembrou sua atuação como conselheira, entre 2016 e 2019, e como essa experiência pode contribuir com os avanços da instituição.  “Tenho certeza que serão dois anos de muitos debates e trocas de ideias, sempre em prol do crescimento de nossa instituição. Obrigada pela confiança que me foi dada, e não tenho dúvidas, darei o meu melhor. Vim agora com uma bagagem a mais, que me garante uma visão macro da Defensoria, o que me permite pensar em caminhos a serem trilhados por nossa instituição, a fim de a consolidar e avançar cada vez mais”, disse.

Representando os conselheiros que se despedem da atuação no colegiado, o defensor Jorge Bheron Rocha, relembrou os desafios e agradeceu os aprendizados. “Sabemos que os melhores momentos das nossas vidas, que os momentos de glória das nossas vidas, são os momentos de luta e assim foram os momentos de luta do Conselho. Torço e desejo que continuem sendo os melhores momentos das vidas de cada um dos conselheiros, cada um das conselheiras que continuam no Conselho”.

Participaram ainda da sessão de posse a defensora pública Aline Miranda, diretora de Comunicação Social  da ADPEC e representando a entidade,  e a ouvidora geral externa, Joyce Ramos.

Saiba mais 

O Conselho Superior da Defensoria Pública Geral do Estado é composto pela Defensora Pública Geral, pelo Subdefensor Público Geral, pelo Corregedor Geral e a Ouvidora Geral, como membros natos e por quatro representantes escolhidos pela categoria, dentre membros estáveis da Defensoria Pública que não estejam afastados da carreira, eleitos por voto direto, plurinominal, obrigatório e secreto dos seus membros. Os conselheiros eleitos permanecerão lotados em seus órgãos de origem, sendo-lhes assegurada a dispensa das atividades ordinárias para comparecimento às sessões e aos eventos do Conselho Superior.

As eleições foram realizadas no dia 2 de fevereiro de 2024 e contou com 1.366 votos válidos, em Fortaleza, Sobral (região norte) e Juazeiro do Norte (no Cariri), além de 51 votos postais e 4 anulados. Poderiam votar os 366 defensores da ativa e cada eleitor pode indicar até quatro nomes para o Consup.