Consup empossa Sâmia Farias, a sétima mulher a ocupar o cargo de defensora geral, nesta segunda-feira (4)

Consup empossa Sâmia Farias, a sétima mulher a ocupar o cargo de defensora geral, nesta segunda-feira (4)

Publicado em

Sâmia Farias será empossada pelo Conselho Superior da Defennsoria ao cargo de defensora pública geral nesta segunda-feira (4/12). A solenidade acontecerá na sede da instituição, em Fortaleza, e contará com a presença de autoridades, supervisores(as), colaboradores(as) e membros(as) da DPCE.

Sâmia foi eleita em outubro deste ano com o voto de 69% dos defensores e das defensoras, indicada pelo governador Elmano de Freitas em lista tríplice e referendada pela Assembleia Legislativa do Ceará. Sucederá a atual gestora, Elizabeth Chagas, sendo a sétima mulher – a quinta consecutiva – a ocupar o cargo. Desde que foi criada, em 1997, a DPCE foi administrada uma única vez – de 2005 a 2007 – por um homem.

Com a posse, Sâmia Farias assumirá a administração da Defensoria Pública até dezembro de 2025, podendo candidatar-se à reeleição para mais um biênio, conforme determinam as leis orgânicas – Estadual e Nacional – da DPCE. Ela também passará à condição de presidenta do Conselho Superior (Consup). Além da solenidade na sede da Defensoria, Sâmia Farias terá uma posse popular, na qual firmará compromisso de fortalecimento da DPCE com movimentos sociais e sociedade civil organizada. A cerimônia ocorrerá em 11 de dezembro, em local a ser divulgado.

PERFIL

Cearense, Sâmia Costa Farias Maia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul). Ingressou na Defensoria Pública do Ceará em 2008. Atuou em Trairi, Cascavel e Aquiraz. Está hoje em Fortaleza, no Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi) e na Unidade Móvel, já tendo passado pelas defensorias criminais, de família e da fazenda pública, além dos núcleos especializados de habitação e moradia e do idoso.

Na gestão da DPCE, Sâmia contribuiu com as duas administrações da defensora geral Mariana Lobo (2015/2017 e 2017/2019) supervisionando o setor de Estágio e a central “Alô, Defensoria”, comandou a Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins) e foi secretária-executiva. Já no primeiro mandato de Elizabeth Chagas (2019/2021 e 2021/2023), tornou-se subdefensora geral, cargo no qual manteve-se no biênio seguinte.

Sâmia também integrou a diretoria Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Estado do Ceará (Adpec) por dois mandatos, como secretária e diretora de eventos. Nesse período, destacou-se pelo trabalho em prol da valorização dos defensores e da Instituição, além da articulação política.