Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Geral recebe pela primeira vez o Prêmio Amiga do MPCE

Defensora Geral recebe pela primeira vez o Prêmio Amiga do MPCE

Publicado em

Durante a Sessão do Egrégio Colégio de Procuradores do Estado do Ceará,a defensora pública do Estado do Ceará Elizabeth Chagas foi agraciada com a Medalha Amigo do Ministério Público, nessa quarta-feira (14), pelas mãos do procurador geral de Justiça, Manoel Pinheiro Freitas. Elizabeth foi a primeira defensora pública cearense a ser agraciada com a comenda e discursou.

“Primeiramente, gostaria de agradecer ao procurador-geral de justiça do estado do ceará, Manuel Pinheiro Freitas e à procuradora Susane Pompeu relatora do processo de escolha de meu nome. Estender, em nome deles, meus agradecimentos ao Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça, em nome dos defensores cearenses. Sou a primeira defensora pública cearense a ser agraciada com essa honraria, qualificação que muito me orgulha, porque temos mantido uma parceria profícua com essa instituição nesses 3 anos em que estou à frente da defensoria geral”, disse.

Ela relembrou a trajetória de diálogo com o órgão, compartilhando novas tecnologias e atuações na pandemia, em grupos e comitês pela saúde pública e no combate às intolerâncias. “São muitos protocolos, acordos, termos e projetos que lançamos conjuntamente, colaborando com o que nos lembram os filósofos: o diálogo é a semente da solução. Demos passos largos nestes anos ao entender que somos mais fortes juntos e que conseguimos começar uma nova história com a nossa parceria institucional”, frisou.

Na Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, foram entregues ainda as Medalhas de Membro Padrão na Atividade, Membro Padrão na Inatividade, Servidor Padrão, e Homenagens aos membros do MPCE que se aposentaram em 2022.

O procurador geral de justiça, Manoel Pinheiro, agradeceu também a parceria com a Defensoria. Quero saudar a amiga e defensora Elizabeth Chagas como amiga do Ministério Público. Vossa excelência recebe essa homenagem de caráter pessoal também institucional, porque também simboliza a amizade que existe entre o Ministério Público e da Defensoria Pública, instituições essenciais na promoção dos direitos fundamentais de todos os cearenses, sobretudo, aqueles mais vulneráveis. Vossa Excelência em sua gestão tem superado enormes desafios e tem afirmado, dia após dia, a importância que a Defensoria Pública tem para, sobretudo, a emancipação da população mais vulnerável do nosso Estado do Ceará”, discursou o PGJ.

Acompanharam a solenidade as defensoras Flávia Andrade, secretária executiva da DPGE, Lia Felimino, Susana Pompeu e Camila Vieira e os defensores Vicente Alfeu e Leonardo de Moura Júnior.