
Defensoras públicas são homenageadas por suas contribuições à sociedade
As defensoras públicas Sandra Dond Ferreira, corregedora-geral, e Yamara Alves Lavor Viana, atuante no Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), foram reconhecidas por seus trabalhos em áreas fundamentais para a sociedade.
A corregedora-geral da DPCE, Sandra Dond, recebeu uma medalha e certificado “Mulheres que Fazem a Diferença” da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB). A homenagem foi entregue pelas mãos de Gisele Santana, presidente da associação, durante reunião que contou com a presença da defensora pública geral Sâmia Farias e do subdefensor Leandro Bessa. As defensoras Denise Castelo e Lia Felismino e o defensor público Jorge Bheron Rocha também prestigiaram o momento.
Sandra Dond destacou a importância do reconhecimento, ressaltando que “essa homenagem é um motivo de orgulho para toda mulher, principalmente porque ela destaca a participação da mulher no dia a dia. Essa associação tem esse propósito, e eu fiquei muito feliz em receber essa homenagem. Fui a quinta mulher do Brasil a receber a medalha de honra da associação, e isso é um motivo de orgulho, pois representa também o nome da Defensoria sendo reconhecido”, afirmou a Defensora.
A Defensora Pública Yamara Lavor também foi homenageada no âmbito do “IX Congresso Brasileiro de Direito e Saúde e IX Encontro Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde”. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito e Saúde (IBDS) e pela Comissão de Saúde e Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), destacou o trabalho da defensora na defesa do direito à saúde para a população. A defensora pública representou a equipe de trabalho do Nudesa, que tem se dedica em assegurar o acesso aos direitos relacionados à saúde à população cearense.
As homenagens reforçam o compromisso da Defensoria Pública do Estado do Ceará em promover justiça e igualdade para todos, com uma atuação que se reflete em ações concretas e de grande impacto social.