Defensoria em Movimento: primeira parada de 2024 é em Maracanaú

Defensoria em Movimento: primeira parada de 2024 é em Maracanaú

Publicado em

O projeto Defensoria em Movimento inicia seu percurso no ano de 2024. Entre hoje e amanhã (6 e 7 de fevereiro), a carreta estaciona no bairro Mucunã, em Maracanaú para organizar os atendimentos por meio da triagem. A unidade móvel estará na Rodovia Raimundo Pessoa Araújo, número 900, entre a praça e o posto de saúde da região.

Durante dois dias, a equipe da Defensoria Pública estará no local, das 9h às 15h, orientando a população com a documentação necessária para os casos apresentados e realizando o agendamento para o atendimento com os defensores públicos, que acontecerá no dia 8 de fevereiro, das 8h às 12h.

Os assistidos podem dar entrada em diversas ações ou realizar o acompanhamento de processos. Dentre elas destacam-se a atuação em áreas criminais, de família, direito do consumidor, saúde, idoso, infância e juventude e execução penal. Será possível também buscar soluções extrajudiciais de conflitos por meio da mediação em casos ligados a inventário, divórcio consensual, regulamentação de visitas e guarda dos filhos, entre outros.

“Qualquer tipo de demanda pode ser levada até a nossa equipe. Mas, em geral, são os casos de família, que envolvem pensão alimentícia, divórcio e guarda compartilhada, os mais recorrentes nos balcões da carreta. Nosso objetivo é atender toda a população e garantir assistência gratuita a quem tem mais dificuldade de acessar a justiça*, ressalta Lia Felismino, assessora de relacionamento institucional da DPCE.

Somente em 2023, a carreta da Defensoria percorreu mais de 5.600 quilômetros, atendendo de forma gratuita a população dos bairros de Fortaleza e dos demais municípios cearenses. Foram, no total, 20 edições do projeto entre fevereiro e dezembro do ano passado.

O projeto Defensoria em Movimento surgiu a partir de propostas feitas pela população durante o primeiro ciclo do Orçamento Participativo, em 2016, e implementado já no ano seguinte e hoje possui estrutura moderna, que atende simultaneamente até 10 pessoas e chega aos bairros e municípios do Ceará levando direitos à população.