Defensoria encerra 2022 com mais de 1,3 milhão de atuações
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) encerrou o ano de 2022 com o maior número de atuações ao longo de sua história. A instituição registrou 1.355.893 atuações, um aumento de 16,92% se comparado com o ano de 2021, quando defensores públicos, colaboradores e estagiários atingiram a marca de 1.159.701 atuações.
Os dados equivalem à produtividade de todos os núcleos defensoriais em Fortaleza e no interior do Estado do Ceará. As cidades de Fortaleza (791.543), Juazeiro do Norte (69.627), Sobral (67.529), Caucaia (52.411) e Maracanaú (42.453) possuem maior movimentação.
“A cada ano temos contabilizados esses aumentos nos atendimentos, principalmente depois do período pandêmico, quando a população ficou ainda mais necessitada da retaguarda da Defensoria. E a retomada dos atendimentos presenciais é vista como um dos motivos para esse aumento da procura. As pessoas que buscam pelos nossos serviços sabem que podem confiar na nossa instituição, que serão acolhidas e terão um desfecho para o seu caso. Isso serve também de ânimo para que a gente possa investir e trabalhar ainda mais na garantia de direitos da população”, avalia a defensora geral Elizabeth Chagas.
Nos últimos quatro anos, a Defensoria Pública registrou constantemente o aumento na procura pelo serviço. Em 2019, foram 876.070 atuações; em 2020, a Defensoria registrou o número de 887.713. No ano seguinte, foram mais de 1,1 milhão de atuações (1.159.701). O número registrado em 2022 (1.355.893) significa um aumento de 54,77% em relação ao ano de 2019.
Atualmente, 341 defensores públicos realizam o atendimento em 86 municípios cearenses e a expectativa é que este número aumente, já que a instituição está com um concurso em andamento e , em breve, pode vir a contar com novos membros. Em 2022, foram realizadas três etapas do processo do certame: a aplicação das provas objetiva, dissertativa e a convocação para a inscrição definitiva.
De acordo com Elizabeth Chagas, o novo concurso vem fortalecer a instituição e capilarizar a atuação no interior, que precisa de assistência jurídica gratuita oferecida pela Defensoria. “Queremos universalizar o acesso à Defensoria aos municípios cearenses e o concurso é mais um passo na concretização deste objetivo de estar em todas as cidades do Ceará”, detalha.

Canais de atendimento
A Defensoria Pública está atendendo de forma presencial em todos os Núcleos da Capital e do Interior. Caso não seja possível ir até a Defensoria, a população pode entrar em contato com o Alô Defensoria pelo número 129. O serviço telefônico é gratuito e serve como um pré-atendimento ao assistido. Por meio do número, a população obtém orientações sobre a documentação necessária, locais de atendimento mais próximos e informações iniciais da atuação da Defensoria Pública no Ceará.
Além disso, é possível também ser atendido por dona Dedé, uma assistente virtual disponível no site www.defensora.ce.def.br. A tecnologia foi criada para dar reforço às demandas recebidas por ligação, mensagens de Whatsapp e e-mail. Desde a criação, em agosto de 2020, Dona Dedé já registrou 60.258 atendimentos de assistidos de todas as regiões do Ceará.


