Defensoria Geral promove momento de integração  para supervisoras e supervisores da instituição

Defensoria Geral promove momento de integração para supervisoras e supervisores da instituição

Publicado em
Texto: Matheus Araújo
ILustração: Valdir marte

A Defensoria Geral, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESPD), promove nos próximos dias 29 e 30 de janeiro dois dias de imersão com supervisoras e supervisores da instituição com intuito de promover a integração e o compartilhamento de saberes administrativos e de planejamento estratégico. Os encontros serão regulares e destacam a importância de um diálogo aproximado entre as unidades defensoriais . Ao todo, a Defensoria possui 36 supervisores e supervisoras, sendo 24 na Capital e 11 no interior. 

A iniciativa terá dois momentos: a primeiro, dia 29, iniciará com a apresentação do plano geral de atuação, que são as ações estratégicas para o biênio 2023-2025 , que foi aprovado no Conselho Superior no dia 19 , e  Neste momento, ela apresenta os membros da equipe, suas funções e discutirá as ações com as/os supervisoras(es). Além dela, devem fazer as apresentações de suas metodologias de trabalho a nova corregedora Geral, Sandra Dond e sua equipe e a ouvidora externa Joyce Ramos. 

Para a Defensora Geral, Samia Farias, este é o primeiro encontro de uma série regular que pretende fazer uma gestão aproximada da ponta e que as ações sejam horizontalizadas.  “Os cargos de supervisão são parte da Defensoria Geral, que atua na parte administrativa de cada órgão ou núcleo de atuação. Este alinhamento e proximidade são essenciais não só para sanar os problemas que porventura chegarem, mas unificam condutas e alinham discursos para que possam fortalecer e fazer crescer ainda mais a Defensoria”, explica.  

À tarde, o ex-defensor público geral do Rio de Janeiro, Rodrigo Baptista Pacheco, apresentará os desafios na gestão da Defensoria, em diálogo franco com os membros sobre os desafios que se tem pela frente. Já no dia 30, uma oficina batizada de “Comunicação e posicionamento institucional”, traz o jornalista e empresário Mauro Costa para tratar das questões pertinentes à imagem institucional. Para encerrar a programação, foram separados dois momentos para que pautas administrativas sejam abordadas: o primeiro deles vai tratar sobre o fluxo de pagamentos e o outro sobre a gestão e compartilhamento de sistemas internos.

De acordo com a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), defensora pública  Amélia Rocha, os novos desafios se avizinham. “Temos muitas perspectivas com relação a novas tecnologias, inteligência artificial, afirmação do modelo da Defensoria e entendemos que esse encontro de supervisores e supervisoras é, acima de tudo, um encontro de fomento da nossa unidade e indivisibilidade, em uma soma muito interessante e agregadora”, destaca.