Defensoria participa da oficina de Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável 

Defensoria participa da oficina de Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável 

Publicado em

A Gerência de Aquisições (GEAQ) da Defensoria Pública do Ceará participou, nesta quarta-feira (27), da primeira oficina regional realizada no Nordeste para a construção da Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (ENCP). A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), faz parte de uma articulação do Governo Federal com os estados e municípios e tem o objetivo de impulsionar, a partir das contratações públicas, o desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental do país.

A gerente da GEAQ, Waldelane Alves da Silva Ruppenthal, esteve presente juntamente com a assessora técnica do setor, Liliana Maria Ferreira Gomes. Waldelane destaca que a troca de experiências, ideias e boas práticas asseguram o uso racional dos recursos públicos, bem como o estímulo aos pequenos negócios.

“Aquisições bem planejadas são essenciais para o bom funcionamento da máquina pública, promovem o uso eficiente dos recursos e incentivam os pequenos negócios. Conhecer os desafios enfrentados por outros órgãos, tanto locais quanto de outros estados, amplia nossa capacidade de análise e fortalece uma visão estratégica sobre nossa própria realidade. Trata-se de uma oportunidade valiosa de aprendizado, que permite incorporar experiências bem-sucedidas à nossa rotina de contratações públicas, tornando-as mais eficientes, acessíveis e com maior impacto positivo para o estado”, frisa.

A Gerência de Aquisições é um dos setores criados a partir do processo de reestruturação organizacional da instituição que aconteceu em 2024 com o objetivo de tornar a execução das tarefas e atividades mais especializada. “A reestruturação da Defensoria reflete nosso compromisso com a melhoria dos fluxos de trabalho, sempre com foco em mais efetividade, transparência e resultados. Sabemos o quanto as atividades de aquisições e contratações são essenciais para o funcionamento da instituição. Por isso, tivemos o cuidado de planejar uma nova estrutura que oferecesse mais suporte na área, fortalecendo o trabalho das equipes envolvidas”, ressaltou Sâmia Farias.