Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de audiência pública sobre a intervenção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Defensoria participa de audiência pública sobre a intervenção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Publicado em

Na última segunda-feira, 12 de dezembro, o defensor público Rafael Piaia esteve presente na Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Sobral que tratou sobre a intervenção da Prefeitura de Sobral na Santa Casa de Misericórdia. 

Com intuito de levar esclarecimentos à população sobre as atividades desenvolvidas durante o período da nova diretoria do órgão filantrópico, a ex-secretária da saúde e diretora interventora, Regina Carvalho, apresentou o relatório do diagnóstico que apresenta as atividades da administração da Prefeitura no hospital e foi aberto o debate entre os participantes. 

A gestão municipal realiza desde o dia 29 de setembro de 2022 uma intervenção na unidade de saúde, assumindo de forma plena a diretoria do Hospital. A medida se deu em razão da precariedade do atendimento à população e da interrupção de serviços essenciais. A Defensoria acompanha essa intervenção.

O defensor público Rafael Piaia ressalta a relevância da audiência pública para o debate sobre a garantia de direitos da população. ”Esse momento é importante para que a população e as autoridades tomem conhecimento da atual situação, para que tomem medidas conjuntas para solução do problema, pois o município que tem uma saúde pública de qualidade também atrai financiamentos, incentivos e empresas, o que pode promover o desenvolvimento socioeconômico da região”, relatou.

Durante o encontro, o defensor Rafael Piaia destacou sobre o fluxo de pacientes entre as unidades hospitalares da Região. “Já que Sobral tem um hospital de referência, é importante que o atendimento seja só para os casos de alta complexidade, os casos de baixa e média complexidade devem ser  tratados nos hospitais nos municípios de origem”, pontuou.

Durante a audiência, a Defensoria ainda  recebeu demandas de saúde de um caso de alta complexidade. Um senhor que aguarda a transferência para o Instituto Doutor José Frota (IJF) de Fortaleza, internado no Hospital Santa Casa de Sobral.